GMA ARACAJU

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está promovendo entre os dias 17 a 21 de novembro o I Curso de Formação de agentes da Guarda Municipal na comunidade escolar. A abertura do evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Secretaria Municipal da Educação (Semed), além de uma apresentação musical com o Grupo de cordas do instituto e creche menino Jesus.

O curso com duração de 44 horas capacitará os profissionais da instituição que atualmente compõem o sistema de proteção das escolas, a fim de que estes possuam o conhecimento inerente ao trabalho que desenvolverão nos estabelecimentos de ensino da rede municipal de Aracaju.

?A realização desse curso é um avanço significativamente importante para a Guarda Municipal de Aracaju, pois irá disponibilizar as ferramentas necessárias para a atuação dentro do ambiente escolar, ambiente que exige uma série de medidas e cuidados específicos. Esse curso faz parte da política de segurança pública instituída pela Prefeitura de Aracaju e pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). É o município dando sua contribuição com a segurança pública em nossa capital?, declara o capitão Jonatas Souza, diretor adjunto da GMA.

Serão ofertadas durante o curso oito disciplinas dentre as quais algumas bem específicas como ?Estrutura e funcionamento dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de Aracaju?, ?Principais acidentes nas escolas e primeiros socorros? e ?Psicologia e comportamento infanto-juvenil?.

?O curso surgiu da ideia de capacitarmos nosso pessoal para agir na comunidade escolar, uma vez que a própria legislação através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) exige uma intervenção diferenciada dos agentes de segurança pública no ambiente escolar?, destaca o GM Reis, coordenador da Ronda Escolar.

Além dos guardiões da cidade de Aracaju participam do curso representantes da Guarda Municipal da cidade de Carmópolis que conta atualmente com um efetivo de aproximadamente 150 guardas municipais e uma equipe de ronda escolar.

De acordo com o GM Tiago Araújo é um privilégio poder participar das instruções. ?Viemos participar do curso com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos, tendo em vista que em Carmópolis também contamos com uma ronda escolar. Esse é o primeiro curso que participamos, então só nos resta agradecer à Guarda Municipal de Aracaju pelo convite e receptividade, bem como aos gestores da prefeitura e da Guarda Municipal de Carmópolis pela liberação para participação nas aulas?, enfatizou Tiago Araújo.

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image