Ciclo Nutri Assessoria e Consultoria

fruose intolerância

O organismo de algumas pessoas apresentam uma alergia pouco comum: aversão a frutas. A doença metabólica, chamada de intolerância à frutose ou fructosemia, pode se manifestar por herança genética ou na idade avançada. Se não tratada, a fructosemia pode causar a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e distúrbios no fígado.

No primeiro caso, transmite-se por meio dos genes e se manifesta quando o bebê abandona o leite materno e começa a ingerir frutas e verduras. No segundo, com o passar dos anos, ocorre o envelhecimento do intestino, que começa a perder as enzimas que convertem os açúcares em moléculas. A frutose, açúcar presente em todas as frutas, encontra-se em maior quantidade na uva, no mel, na maçã e na pêra. Mas também está presente em alguns legumes, como a beterraba e é bastante utilizada para adoçar produtos alimentícios e bebidas.

A quantidade de pessoas afetadas é bem menor das que sofrem de intolerância à lactose (substância encontrada em derivados do leite). A frutose dentro do organismo tem a função de converter o açúcar em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas pelo corpo. A alergia a esta substância tem como consequência a mudança de velocidade do intestino delgado. Isso altera a enzima que digere os açúcares, que não consegue “quebrá-los” e transformá-los em moléculas. Ao ser incapaz de absorver esses açúcares, as bactérias que se encontram no aparelho digestivo as fermentam e as transformam em gases, produzindo sintomas como, distensão abdominal (inchaço), flatulência, dispepsia (má digestão), irritabilidade, icterícia, vômitos e convulsões.

No momento em a pessoa sinta dores estomacais após o consumo de frutas ou produtos açucarados é importante que consulte um médico e nutricionista para checar se é portador da doença. No diagnóstico, são realizados exames simples e testes para verificar se os níveis de açúcar no sangue estão baixos e de tolerância à frutose. O único tratamento possível contra a intolerância é a retirada da frutose e da sacarose da alimentação. Para isso, a pessoa deve determinar quais alimentos contêm açúcar. Uma dica é ler as indicações nos rótulos e nas embalagens dos alimentos.

Procure um nutricionista e avalie o seu caso!

Esperamos que tenham gostado!

Qualquer pergunta é só enviar para nosso email: contato@ciclonutri.com.br

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image