A mostra está exposta no Corredor Cultural Irmão da Secretaria de Estado da Cultura

Encerrando o ciclo das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, o governador Jackson Barreto visitou na tarde desta segunda-feira, 20, a exposição Sergipe Negro e Plural, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no Corredor Cultural Wellington dos Santos (Irmão). Pela manhã o governador assinou e entregou ao Poder Legislativo o Projeto de Lei que institui políticas de cotas raciais em concursos públicos no Estado de Sergipe.

“Essa iniciativa da Secretaria de Cultura é muito importante. Ela marca de forma positiva o Dia da Consciência Negra com essa exposição de artistas sergipanos com obras referenciais dos negros, mostrando a integração perfeita do negro na sociedade e a sua contribuição para a formação cultural do nosso povo”, afirmou o governador ao percorrer o corredor conhecendo o trabalho dos 14 artistas que participam da mostra. Também compõem a exposição, duas máscaras africanas da Costa do Marfim do acervo pessoal do diretor do espaço Cultura J. Inácio, Guga Viana.

Na visita, Jackson Barreto foi recebido pelo secretário da Cultura, João Augusto Gama, e pela coordenadora do Corredor, Eliana Borges. “Para nós, é um dever e uma satisfação promover na Secult ações voltadas para a temática do negro, que compõem diretamente a história e a cultura de Sergipe e do Brasil. O Governo de Sergipe tem muito orgulho de desenvolver ações que ressaltem o respeito à memória de uma cultura desta magnitude”, defendeu o secretário.

Além das obras de arte como quadros, esculturas e fotografias, a exposição tem painéis com textos do professor da UFS Fernando Aguiar, contando a importância da presença africana para a cultura brasileira na religião, na música, na dança, gastronomia e na língua portuguesa falada no Brasil. A exposição foi aberta no dia 14 de novembro e segue até o dia 30.

Fonte: Secult