Dupla que fará turnê internacional explica o motivo de tantas parcerias com duplas e cantores em início de carreira

Jorge e Mateus: sucesso em parecerias e sozinhos
Divulgação

Basta dar uma olhada na lista dos artistas mais tocadas da atualidade e perceber que uma das duplas que mais topam realizar parcerias é Jorge e Mateus.

Seja juntos ou separados, os cantores se destacam pela força que dão principalmente para quem está em início de carreira ou tentando se inserir no primeiro escalão do pop nacional, como Thiago Brava e Gustavo Mioto.

Essa oportunidade que a dupla concede para quem os procura é vista por Mateus como uma maneira de reconhecer as dificuldades que eles mesmo enfrentaram antes de atingir a fama em nível nacional, há cerca de uma década.

— Gostamos de ajudar quem está começando. Sabemos como é difícil esse inicio de carreira e vemos muitos artistas de qualidade que às vezes precisam dessa oportunidade.

Só no top 100 divulgado pela Connectmix, Jorge e Mateus aparecem em participações especiais com novatos como Thiago Brava (Dona Maria), Gustavo Mioto (Anti-Amor), além do dueto com os consagrados Fernando e Sorocaba (Bom Rapaz). Sozinhos, eles ainda emplacam outras três músicas (TrincadinhoPropaganda e Contrato). Praticamente uma unanimidade nas rádios em 2018.

Mas como Jorge e Mateus se mantém nessa posição privilegiada mesmo após 13 anos de sucesso? A explicação para isso, segundo Mateus, é a renovação constante da música da dupla em um segmento onde o investimento financeiro faz surgir novos nomes todos os dias.

Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba em parceria
Divulgação

— Novidade acho que já deixamos de ser. Estamos sempre trabalhando em projetos novos e nos reinventando para acompanhar a velocidade de como a música é consumida nos dias de hoje. Nos motivamos muito com esses desafios.

Jorge concorda e diz que o essencial é se planejar com antecedência para encarar as mudanças sonoras exigidas constantemente no sertanejo.

— Nós nos preparamos muito antes de lançar um novo trabalho e nos preocupamos muito com a qualidade na entrega. Gostamos de sempre nos colocar no lugar de nossos fãs e imaginar o que eles gostariam de ouvir de nós. Acredito que esse seja um dos motivos de nos mantermos entre os cantores preferidos do público.

Shows internacionais

Jorge e Mateus farão uma turnê internacional pelos Estados Unidos para divulgar o CD Terra Sem CEP.

Orlando, na Flórida, será a primeira parada da dupla. O show será realizado no dia 27 de julho no House Of Blues, na Disney Springs. Depois, os artistas seguem para New Jersey, com apresentação no dia 28, e para Boston, no dia 29.

Parceria de Jorge com Tiago Brava é sucesso em 2018
Divulgação

Para finalizar, eles voltam para a Flórida em apresentação em 3 de agosto na American Airlines Arena, em Miami.

Essa não será a primeira vez da dupla no exterior. As turnês fora acontecem desde 2009 e, em 2013, gerou um DVD ao vivo no Royal Albert Hall, em Londres.

Sobre essa experiência, Jorge fala que é uma forma de atender o brasileiro que mora no exterior, perfil cada vez mais numeroso no mundo.

— Nós gostamos de cantar para os nossos fãs que moram em outros países, então aos poucos vamos viajando. Inclusive, em outubro iremos para Portugal para cantar no VillaMix Lisboa.

O evento, aliás, segue os passos do Rock In Rio e agora se expande em nível internacional. O flerte com esse novo passo veio aos poucos.

A partir do momento em que o VillaMix, organizado pela empresa que também gerencia as carreiras de Jorge e Mateus, incluiu artistas de pop internacional nas edições brasileiras em 2017 e, neste ano, o público percebeu que ali já não era mais um evento majoritariamente sertanejo (processo pelo qual o Rock In Rio passou ao ir se afastando aos poucos do rock).

Dupla gravou DVD no exterior em 2013, na Inglaterra
Divulgação

Sobre esse novo perfil e ecletismo dos eventos, Jorge aponta a importância do dinamismo das produtora para entender como age e pensa o frequentador de festivais na atualidade.

— Acreditamos que essa mudança é o reflexo sobre o que faz sucesso com o público. As pessoas querem ouvir o que está em alta na música. O VillaMix Festival, por exemplo, desde o ano passado, traz atrações internacionais para seus eventos. Isso reforça que essa mistura de ritmos só faz bem. Em Goiânia, este ano, tivemos Shawn Mendes e Nick Jonas como atrações internacionais. Além de atrações de funk, música eletrônica e do sertanejo, claro.

Fonte: R7, por Helder Maldonado