Laranjeiras vai celebrar a Semana Santa com eventos tradicionais e seculares e pretende atrair visitantes e devotos de todo País. A 23 km de Aracaju, o município de Laranjeiras abriga algumas das principais manifestações religiosas e culturais que permanecem até os dias de hoje durante a Semana Santa no Estado. A programação religiosa é organizada pela igreja católica tendo o apoio da prefeitura e das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Três corais fazem parte de toda a programação Santa no município, são eles: o Servos Vox, Thethos Kriale e o dos Senhor dos Passos e que possuem em seu repertorio músicas gregorianas. “De acordo com o Ministério do Turismo, cada vez mais os brasileiros viajam pelo país, motivados pela fé e Laranjeiras tem um roteiro encantador, histórico e cultural para que o visitante possa participar de um turismo de experiências religiosa única, e que é apresentado apenas durante a Semana Santa. São procissões e missas acompanhadas de cantos em que atravessaram década e que narram a história de Jesus”, conta o secretário do município, Jorge Barros. 

A programação de Laranjeiras começou no domingo (25), às 16h, com a procissão e missa de Ramos que foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. “Teremos a Missa e Procissão do Encontro, com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos um dos grandes momentos da semana com o encontro destas imagens no Paço Imperial no Centro histórico da cidade e a Procissão do Fogaréu que é acompanhada pela Guarda Romana e atrai dezenas de visitantes que enfeitaram as principais ruas do município com luzes de velas acesas em um verdadeiro ato de fé e devoção. A celebração que marca o ponto alto da Semana Santa, será realizada na noite da sexta-feira, 30 de março, no Ato do Discernimento da Cruz e procissão do Enterro que sempre é finalizada com o oficio das almas realizada pelos Penitentes de Laranjeiras”, conta um dos coordenadores da paroquia da cidade, Gildevaldo Santos Matias.

Os Penitentes de Laranjeiras

Os “Penitentes de Laranjeiras” é uma das mais antigas tradições do município que possuem seus próprios instrumentos e cânticos.  São 19 homens, todos de túnicas brancas e encapuçados que iniciam a sua peregrinação na quarta-feira de cinzas sempre à  meia noite, pelas ruas da cidade durante toda a quaresma, nas segundas, quartas e sextas saindo geralmente de uma igreja e parando nos cemitérios, nas estradas parando e  pedindo perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados etc… .

Fonte: Cassandra Teodoro


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image