Paixão Brasileira

Gostosa e de fácil preparo, a lasanha é uma ótima opção para o tradicional almoço de domingo

principal

A lasanha é um prato delicioso, festivo e de fácil preparo.

Quem consegue resistir a um pedaço de lasanha? Geralmente preparada no almoço de domingo, é um dos pratos preferidos dos brasileiros. Seja de frango, carne, camarão ou vegetariana, a receita agrada toda a família.

Feito em camadas, a lasanha é um prato que consiste na junção de massa de macarrão em formato de folha com queijos e molhos diferentes. Não se sabe exatamente qual é a origem do mesmo, embora se acredite que a lasanha seja tipicamente italiana.

A lasanha é um prato delicioso, festivo e fácil de fazer, pois pode ser preparado de véspera e como vai ao forno, facilita muito o trabalho. É uma receita completa, portanto única. Você pode oferecer apenas uma salada completa de entrada, a lasanha e uma boa sobremesa, pronto, está montada uma excelente refeição.

A combinação dos ingredientes depende da criatividade e do gosto de cada cozinheiro. A receita mais popular no Brasil é a lasanha à bolonhesa, que tem como ingredientes presunto cozido, molho de tomate e molho branco, fatias de mozzarella, além do molho de carne moída. A lasanha aos quatro queijos também é bastante tradicional. Recheios mais elaborados também acompanham muito bem a massa, as lasanhas de bacalhau e camarão são prova disso. Para quem não quer abusar das calorias, a lasanha de legumes e a lasanha de ricota e espinafre são duas boas pedidas.

E como o brasileiro é apaixonado por lasanha, assim como por futebol, o chef italiano do Spoleto Gianni Carboni elaborou uma sugestão para ajudar o torcedor a colorir ainda mais o prato: Lasagna bolognesa verde amarela ao molho sugo. A receita é simplesmente divina! E se você não quer ter trabalho de preparar, sugiro ir ao Spoleto, que fica localizado na Praça de Alimentação dos Arcos do Shopping Jardins. O que não vale é deixar de experimentar essa delícia, e não entrar no clima da Copa do Mundo.

Receita da Semana

LASAGNA VERDE & AMARELA SPOLETO

receita

INGREDIENTES

Massa verde:

*300 g de farinha de trigo (100 g para cada ovo)

*3 ovos

*1 maço de espinafre cozido

Massa amarela:

*300 g de farinha de trigo (100 g para cada ovo)

*3 ovos

*1 colher (sopa) de açafrão.

MODO DE PREPARO

1. Coloque a farinha de trigo em uma tigela e abra uma cova no centro, quebre os ovos batidos com o espinafre ou com açafrão, e adicione o sal nesta cova. Misture bem com a ponta dos dedos até ficar homogêneo.

2. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe-a energicamente com as mãos por uns 10 minutos, até deixá-la lisa e elástica. Com a superfície repleta de pequenas bolhas de ar, molde uma bola e deixe descansar por 30 minutos, coberta com plástico filme.

3. Divida a massa em 2 ou 3 partes e abra-as, usando o rolo ou a máquina, até deixá-las com 2 mm de espessura. Recorte do tamanho da assadeira que for utilizar e cozinhe em água fervente por dois minutos aproximadamente.

MOLHO BOLOGNESA

INGREDIENTES

*350 ml de polpa de tomate

*200 g de carne moída de sua preferência

*150 g de linguiça toscana sem pele, retirando o excesso de gordura

*150 ml de creme de leite

*150 ml de água

*2 tomates

*1 cebola

*1 dente de alho

*1 cenoura

*400 g de mussarela ralada

*Salsa, manjericão e orégano a gosto

*1 colher (sobremesa) de açúcar

*1 colher (sobremesa ) de sal

*1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

Em uma panela acrescente o azeite, a cebola e o alho, e deixe refogar. Acrescente a linguiça moída e a carne bovina moída até fritar bem. Coloque o tomate, à cenoura, a polpa de tomate e a água, aguardar ferver.

Adicionar o creme de leite, o sal e o açúcar, e deixar reduzir.

MONTAGEM

Em uma assadeira untada, coloque uma camada de massa verde cubra com molho depois com mussarela ralada. Intercale as massas verde a amarela e na ultima camada coloque o molho. Finalize com queijo parmesão ralado, leve ao forno a 180 º para gratinar por dez minutos.

HARMONIZAÇÃO

vinho

Sangiovese di Toscana 2012 (Bonacchi). Um tinto italiano fresco e agradável, ótimo para acompanhar massas, carnes e aves.

Até a próxima semana, espero que gostem!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image