Dia das Mães merece almoço especial

Do fácil ao elaborado, dá para caprichar e criar receitas deliciosas

principal

Capriche na decoração da mesa

O Dia das Mães está chegando e você ainda não decidiu o que vai preparar no almoço de domingo? Para ajudar nessa tarefa difícil, apresentamos algumas dicas que, com certeza, vão agradar a sua mãe e também toda família. Antes de qualquer coisa, pense em dá um toque especial ao ambiente, inclusive a mesa. Encha a casa de flores e escolha uma louça colorida. Pode apostar, esses detalhes vão contribuir, e muito, para o sucesso da refeição. Agora sim, vamos ao cardápio.

Para preparar os pratos, comece verificando se possui todos os ingredientes disponíveis na sua dispensa, caso esteja faltando algum item providencie imediatamente. Para entrada a sugestão é um flã de queijo. Uma receita deliciosa e super fácil de fazer. Separe seis ovos, uma xícara de creme de leite fresco, duas xícaras de parmesão ralado, meia xícara de leite, meia colher de chá de noz-moscada e sal a gosto. Se não tiver forminhas de alumínio, use uma de tamanho maior mesmo. Depois aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, bata os ovos. Em seguida acrescente os demais ingredientes e misture bem. Unte as forminhas com óleo e coloque nelas a mistura de queijo. Leve ao forno em banho-maria por 30 minutos ou até o flã ficar bem firme nas beiradas. Sirva com salada de folhas e tomate.

Para o prato principal a dica é uma massa – Lasanha de Alcachofra, Stracchino e Presunto de Parma. A receita, além de ser fácil de preparar, tem a cara do almoço de domingo. Todos os passos você vai conferir na receita da semana ao lado. Então vamos à sobremesa. Que tal uma mousse mesclada de baunilha e chocolate? Separe 200 g de chocolate ao leite picado, 1 lata de creme de leite sem soro, 200 g de chocolate branco picado, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 4 claras batidas em neve. Em seguida, derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas. Misture ½ lata de creme de leite e metade das claras em neve. Reserve. Derreta o chocolate branco, misture a essência de baunilha, o restante do creme de leite e das claras em neve. Em taças individuais, alterne colheradas das mousses e mescle-as delicadamente. Leve à geladeira. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate.

Neste dia tão especial, é importante ter estilo, então não se esqueça de servir um aperitivo antes da refeição e um vinho do Porto ao final. Mas cuidado, afinal a homenageada tem que apreciar a sua escolha. Boa sorte e um Feliz Dia das Mães!

Receita da Semana

Lasanha de Alcachofra, Stracchino e Presunto de Parma

receita

INGREDIENTES

*150g de parmesão ralado médio

*150g de presunto de Parma em fatias finas

*200g de queijo tipo stracchino (ou requeijão cremoso)

*Sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto

*1 copo de leite

*1 copo de vinho branco seco (uva Riesling é uma boa opção)

*4 colheres de sopa de azeite

*1 cebola média

*100g de coração de alcachofra pré-cozidos

*650g de fundos de alcachofra pré-cozidos

*400g de massa pré-cozida para lasanha

MODO DE PREPARO

1. Comece refogando a cebola picada no azeite até dourar. Adicione os fundos de alcachofra pré-cozidos e picados e os corações.

2. Coloque o vinho, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 10 minutos até que as alcachofras fiquem bem macias e o vinho tenha evaporado.

3. Adicione o queijo stracchino e mexa bem. Reserve 1/3 deste creme e bata a outra parte no liquidificador com o leite. Junte a mistura processada ao restante na panela. Coloque noz-moscada a gosto.

4. Para montar unte uma travessa com o molho. Cubra com uma folha de massa de lasanha. Adicione outra camada de molho, uma de presunto de Parma picado e repita a operação até completar a travessa. Conclua com molho, presunto e uma camada de parmesão.

5. Leve ao forno alto pré-aquecido (200ºC) por cerca de 20 a 30 minutos ou até dourar.

Tempo de preparo: 30 min.

Rendimento: 6 porções

Harmonização

vinho

Montepulciano d’Abruzzo 2012 (Bonacchi), vinho tinto italiano. De corpo leve, combina com massas, embutidos e carnes mais suaves.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image