O prático com requinte
Rústica ou sofisticada, a lasanha é gostosa e agrada sempre. Uma ótima opção para o almoço de domingo

foto principal 1 - lasanha de estrogonefe

Quem não gosta de uma boa festa, com gente bonita e som de primeira qualidade? Todo mundo! O prático com requinte

Rústica ou sofisticada, a lasanha é gostosa e agrada sempre. Uma ótima opção para o almoço de domingo

Quem consegue resistir a um pedaço de lasanha? Geralmente preparado no almoço de domingo, é um dos pratos preferidos dos brasileiros. Seja de frango, carne, camarão ou vegetariana, a receita agrada toda a família.

Feito em camadas, a lasanha é um prato que consiste na junção de massa de macarrão em formato de folha com queijos e molhos diferentes. Não se sabe exatamente qual é a origem do mesmo, embora se acredite que a lasanha seja tipicamente italiana, existem evidências de que havia outro alimento parecido feito na corte de Rei Ricardo II, no século XIV, inclusive registrado no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Os etruscos do norte da Itália alternaram entre as camadas de macarrão, molho vermelho, carne e molho branco e para completar combinaram-na com queijo parmesão. Comer lasanha, desde então, tornou-se uma tradição.

A lasanha é um prato delicioso, festivo e de fácil preparo, pois pode ser preparado de véspera e como vai ao forno, facilita muito o trabalho. É uma receita completa, portanto única. Você pode oferecer apenas uma salada completa de entrada, a lasanha e uma boa sobremesa. Pronto, está montada uma excelente refeição.

A combinação dos ingredientes depende da criatividade e do gosto de cada cozinheiro. A receita mais popular no Brasil é a lasanha à bolonhesa, que tem como ingredientes presunto cozido, molho de tomate e molho branco, fatias de mussarela, além do molho de carne moída. A lasanha aos quatro queijos também é bastante tradicional. Recheios mais elaborados também acompanham muito bem a massa. A lasanha de bacalhau e a lasanha de camarão são prova disso.

Para quem não quer abusar das calorias, a lasanha de legumes e a lasanha de ricota e espinafre são duas boas pedidas.
Ficou com água na boca? Então coloque a mão na massa e prepare esse delicioso prato com recheio de bacalhau, espinafre e molho branco. O prato é saudável e nem as crianças vão recusar um pedacinho.

Receita da Semana

lasanhadebacalhaueespinafre
Lasanha de bacalhau e espinafre

INGREDIENTES

Massa: *500g de massa para lasanha fresca *200g de queijo mussarela *500g de bacalhau em lascas, cozido, limpo e dessalgado *4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Recheio: *4 colheres (sopa) de margarina cremosa *8 dentes de alho picados *1 embalagem de espinafre *Sal a gosto
Molho branco: *4 colheres (sopa) de margarina cremosa *4 colheres (sopa) de farinha de trigo *1 litro de leite *Sal a gosto *Pimenta do reino moída na hora a gosto *1/2 colher (chá) de Nos-mocasda ralada

MODO DE PREPARO

1. Recheio: Numa frigideira, derreta a Qualy e doure o alho. Reserve metade do alho frito para a montagem da lasanha. Junte o espinafre, refogue-o e tempere com o sal. Reserve.

2. Molho branco: Numa panela, derreta a Qualy e doure a farinha. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo sempre para não empelotar e cozinhe até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

3. Para montar: Ligue o forno em temperatura média (200°C). Num refratário grande e alto, espalhe uma camada de molho. Acomode uma camada de massa e espalhe o espinafre.

4. Sobre o espinafre espalhe uma camada de molho branco, faça mais uma camada de massa e espalhe a metade da mussarela.

5. Espalhe mais um pouco de molho branco, outra camada de massa, as lascas de bacalhau e salpique o restante do alho.

6. Para completar, espalhe mais um pouco do molho branco, o restante da massa, a cebola caramelizada e o restante da mussarela. Finalize com o restante do molho e polvilhe o parmesão.

7. Asse por 35 minutos ou até a superfície ficar dourada. Espere 5 minutos e sirva.

Rende: 10 porções.

Harmonização

vinho201
Delicioso tinto elaborado com uvas Bonarda de videiras muito antigas, por Altos Las Hormigas, na região de Mendoza/ Argentina. Combina o estilo macio, elegante e cheio de fruta que é típico desta casta acrescentando também muito sabor e um cativante bouquet. É um tinto incrivelmente versátil, que pode acompanhar uma grande diversidade de pratos, incluindo alguns pratos de peixes e frutos do mar. Com massas e risottos torna-se uma combinação perfeita. Teor alcoólico de 13,5%.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image