legpress capa

Quem nunca ouviu falar desse exercício que é um dos mais populares para a musculatura das pernas? O Leg Press,que é envolto em muitas dúvidas e questionamentos acerca de posicionamento dos pés e do corpo, musculatura solicitada, máquinas mais eficientes, entre outros.

Por esse motivo há a necessidade de esclarecer algumas dúvidas para vocês, leitores. Primeiro precisamos entrender um pouco mais, os aparelhos de Leg Press são divididos em duas categorias: os lineares (Leg Press 80°, 45° e horizontal) e os angulares (Leg Press de plataforma móvel e de carrinho móvel). Os lineares são assim chamados por que a força de descarga do peso não sofre nenhuma alteração em seu ângulo durante o movimento. Já os angulares são assim chamados por que com as variações da plataforma podem melhor solicitar músculos diferentes da versão comum, formando um arco onde a direção do movimento vai para o quadril diretamente.

Solicitação Muscular do Leg Press

A solicitação muscular do Leg Press varia de acordo com o posicionamento dos pés na plataforma. Assim sendo, com o posicionamento mais comum, com os pés posicionados na parte inferior da plataforma, os músculos mais solicitados são os dos quadríceps. Segundo Bompa (2004), os músculos mais solicitados do exercício leg press são o quadríceps femoral, posteriores da coxa, glúteos, tríceps sural e eretores da coluna vertebral. Porém com a variação do posicionamento dos pés, segundo Delavier (2002), com os pés posicionados na parte inferior da plataforma, o movimento de flexão do joelho será mais intenso e consequentemente, a ação do músculo do quadríceps femoral será aumentada em relação aos demais músculos participantes do movimento.

leg press linearleg press angular2

Quando os pés estiverem localizados na parte superior da base da plataforma, com maior flexão da articulação do quadril, o esforço será concentrado nos músculos dos glúteos e isquiotibiais (posteriores da coxa). Já se os pés forem posicionados em uma largura maior que a linha dos ombros, os músculos solicitados, graças a uma maior atividade muscular para estabilização, os músculos adutores (parte interna da coxa) serão mais solicitados. Antes de mais nada é bom deixar claro que esta última variação pode vir a acarretar em lesões no quadril e nos ligamentos colaterais fibulares.

Execução Correta do Leg Press

Leg-press execução corretaTodo cuidado é pouco quando se fala em execução de um exercício. Não importa a musuculatura que esteja trabalhando, temos que tomar certos cuidados na execução deste exercícios. Inicialmente vamos nos ater a posição inicial e a execução. O primeiro cuidado é ao sentar-se no aparelho. Preste atenção em manter um posicionamento neutro da pelve, jamais em retroversão (quando projetamos o quadril e a crista ilíaca para frente) e muito menos deixando a mesma em anteroversão (crista ilíaca e quadril projetados para trás). Mantenha o músculo Transverso do Abdômen contraído durante toda a execução.

É importante que as demais curvaturas da coluna sejam preservadas e que os ombros estejam apoiados no encosto. Os pés alinhados da maneira já mostrada para o músculo a ser trabalhado e os joelhos em extensão para o início do movimento. Essa posição básica vai fornecer um estímulo equilibrado entre os grupos musculares das pernas. É importante ressaltar que uma amplitude maior fará com que os glúteos sejam mais solicitados do que numa amplitude reduzida. Lembre-se de sempre manter o quadril e a coluna lombar e torácica sempre apoiadas no encosto do aparelho.

Então minha galerinha fit, o Leg Press é um exercício de fundamental importância para aqueles que buscam o fortaleciomento ou hipertrofia dos membros inferiores, contudo, sua execução, assim como o posicionamento dos membros devem ser feitos da maneira correta para que o exercício seja executado sem causar lesões. Qualquer dúvida que tiver, procure um profissional credenciado e registrado, este sim estará apto a atendê-lo da melhor maneira possível! e então, partiu Leg Day?! rs

(Fonte: Treinomestre.com.br)

Espero que tenha gostado, qualquer dúvida, sugestão, crítica é só escrever que eu respondo na próxima matéria! Beijão gente!!!

Flávia Teles

Educadora Física & Personal Trainer

Tel.: +55 79 9 9976-0460 | E-mail: flavinha_teles22@hotmail.com


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image