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Primeiro Post do Ano, Seja Bem Vindo 2014!!!

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Janeiro é uma boa época para apreciar a lichia, uma fruta que, apesar de saborosa e nutritiva, é ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros. Mas é bom não perder muito tempo. A safra da fruta começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano.

Originária da China, a lichia é um pouco diferente das frutas mais populares por aqui. Um pouco menor do que uma ameixa, a lichia possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer, como a banana. Docinha, ela agrada ao paladar até mesmo das crianças, mas também é uma boa pedida para quem quer se ver livre de quilos extras.

A polpa da fruta possui pouca gordura, poucas calorias e muita água. Por isso, costuma ser indicada para quem deseja emagrecer. O gosto é bem parecido com o da uva itália.

Outro ponto positivo é a quantidade de vitamina C que o alimento possui. Cada 100g de lichia tem 50mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. Tanto que já é usada da composição de alguns cosméticos. Além de ser mais fácil de encontrar a lichia nas feiras e nos supermercados no início do ano, é nessa época que as frutas estão mais doces e baratas.

CURIOSIDADES SOBRE A LICHIA

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* A fruta é relativamente nova no Brasil. Ela entrou com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado.

* Cada 100 g da fruta, entre 8 e 15 lichias, dependendo do tamanho, possui cerca de 65 calorias. É uma quantidade baixa. Por isso, a fruta é uma boa pedida para quem deseja emagrecer. As poucas calorias da lichia são, em sua maioria, provenientes do carboidrato da fruta.

* A melhor maneira é lavar bem a casca da lichia antes de abri-la, para evitar que impurezas contaminem sua polpa.

* Ela é composta principalmente de vitamina C, mas possui ainda vitaminas do complexo B, cálcio, sódio e potássio.

* Com a fruta pode ser preparado suflês, frutas, compotas e sucos. O gostinho exótico da lichia costuma agradar.

“Experimente ser saudável por todo o ano!”

Ciclo Nutri
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