Cardápio da sorte para a ceia de Réveillon

Lentilha, romã, carnes, champanhe e uvas são considerados amuletos para atrair fartura e prosperidade

foto_principal
As pessoas ficam em dúvida na hora de montar o cardápio para Réveillon, isso porque a ocasião exige pratos especiais e que combinem com a espiritualidade da data. A ceia precisa estar farta e saborosa, repleta de pratos que combinem com a proposta do Ano Novo e até se enquadrem em algumas simpatias.

Para quem está disposto a organizar uma ceia de Ano Novo em casa, vale a pena pesquisa o significado dos alimentos e valorizar as tradições no preparo dos pratos. É importante ressaltar que alguns ingredientes possuem significados especiais no Réveillon, como a lentilha (fartura), uvas (sorte), carne de porco (cisca para frente), romã (prosperidade) e champanhe (sinônimo de comemoração, simboliza alegria e abundância).

A culinária permite criar e combinar vários sabores na hora de preparar a ceia de ano novo, porém é necessário seguir as instruções das receitas para não cometer erros. Caso a festa seja comemorada numa casa de praia, nada de consumir pratos muito pesados e gordurosos, dê preferência as saladas e frutas.

Há várias sugestões para a ocasião que variam de acordo com as preferências de cada família ou grupo de amigos. Em matéria de carnes, vale à pena apostar em pratos como, lombo suíno com maçã ? essa é a nossa receita da semana. Para complementar a refeição de forma apetitosa, aposte no arroz com espinafre ou arroz com amêndoas e passas. A sobremesa pode ser um pavê, afinal estamos no verão e ela é bem refrescante.

A decoração da mesa também é um fator essencial, para que a refeição fique mais convidativa e prazerosa. Aposte numa toalha de mesa branca, decore com velas e flores para reforçar a proposta de prosperidade. Aproveite as nossas sugestões e tenha um Ano Novo repleto de saúde, prosperidade e muita sorte!

Receita da Semana

foto_receita

Lombo com maçã

INGREDIENTES

*1 lombo de aproximadamente 2 kg *5 dentes de alho amassados *1 colher (sopa) de tempero pronto *Sal e pimenta a gosto *250 ml de vinho *5 fatias de bacon *50 g de margarina *4 maçãs verdes ou vermelhas *1 xícara (chá) e 300 g de açúcar *1,1 litro de água

MODO DE PREPARO

1. Coloque o lombo em um recipiente e tempere com o alho amassado, o tempero pronto, o sal, a pimenta e o vinho. Mexa.

2. Distribua as fatias de bacon sobre o lombo. Amarre-o com um barbante.

3. Besunte-o com a margarina e deixe no tempero por cerca de 24 horas, na geladeira, para pegar gosto.

4. Forre uma assadeira retangular com papel-alumínio e coloque o lombo. Cubra-o com papel-alumínio.

5. Leve ao forno preaquecido (180 ºC) por aproximadamente 40 minutos.

6. Em seguida, abra o papel e deixe assar até dourar.

7. Prepare as maçãs carameladas: coloque em uma panela 1litro de água e 1 xícara (chá) de açúcar.

8. Cozinhe as maçãs descascadas (mantenha-as com o cabinho) até que fiquem macias, porém firmes.

9. Retire da panela e escorra. Reserve.

10. Prepare o caramelo: coloque o restante do açúcar e 100 ml de água em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos (até o ponto de fio).

11. Passe as maçãs, frias e secas, pelo caramelo.

12. Deixe-as secar sobre uma forma forrada com papel-alumínio. Decore o prato com as maçãs carameladas.

Dica: se utilizar a maçã verde, cozinhe-a com a casca. Sirva as maçãs também como sobremesa com uma bola de sorvete


Harmonização

vinho_1Com a supervisão da equipe técnica da Casa Lapostolle, Santa Alvara elabora este Carménère em um estilo mais leve e sedoso, ótimo para acompanhar carnes menos gordurosas. Mostra um agradável toque herbáceo, acompanhado de saborosas notas de frutas maduras. Produzido no Chile, em barricas de carvalho francês, possui teor alcoólico de 13,5%. Temperatura de serviço indicada entre 16 a 18ºC. Versátil, esse tinto combina muito bem com lombo suíno.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image