Para comer e celebrar

Pensar nas ceias de Natal e Réveillon é algo que se deve fazer de antemão

foto principal

Para montar o menu esteja atento ao gosto dos convidados. Quanto mais diversificado for o cardápio, maior a chance de agradar a todos

As festas de final de ano estão chegando. Parece que foi ontem que estávamos, aqui, falando dos preparativos para as ceias de Natal e Réveillon. Passou rápido, não foi mesmo? Assim como no ano anterior, anterior…. vamos está juntinho de vocês ajudando a organizar ceias deliciosas, passando dicas e receitas para as duas datas.

Para garantir o sucesso dos cardápios, focando a tradição, o sabor e a boa forma, a Gastronomia & Variedades selecionou quatro receitas, que podem ser servidas nas duas ocasiões. Elas serão postadas uma a cada semana. São opções deliciosas!
Focando na ceia natalina, as tradições dos pratos variam em cada país. Na Rússia, por exemplo, evita-se a carne enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Alemanha come-se carne de porco e pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns. Na Austrália, onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia em praias. Na África do Sul, outro país que comemora o natal durante o verão, é comum fazer a ceia em mesas colocadas do lado de fora das casas.

No Brasil, existem alguns pratos que são clássicos, como as aves, pescados, carne de porco e, claro, as deliciosas sobremesas. As receitas com esses itens são as mais variadas, desde uma salada tropical com folhas e frutas até o pernil, farofa e rabanada.

Outra preocução na hora de se pensar na ceia são as bebidas. Elas devem ser escolhidas com antecedência, principalmente porque nessa época a mesa é farta, comida à vontade, isso pode gerar certa dificuldade para harmonizar. Um dos melhores curingas são os espumantes, de preferência os secos, pois sua acidez ajuda a cortar a gordura dos pratos e prepara o paladar para a próxima garfada.

Comilanças à parte, aí vai uma dica para você fazer bonito na frente da família e dos convidados. A nossa estreia será uma receita de Lombo recheado de nozes, ameixa e maçã – carne tenra com delicioso recheio. Boas Festas!

RECEITA DA SEMANA

Lombo recheado de nozes, ameixa e maçã

foto receita - Ormuzd Alves

INGREDIENTES

*1 lombo de 2 kg aberto em mant

*2 xícaras (chá) de vinho branco

*Sal e pimenta a gosto

*2 maçãs verdes

* Suco de 1 limão

*100 g de ameixa preta

*100 g de nozes picadas

*1 colher (sopa) de margarina

*1 pitada de amido de milho

MODO DE PREPARO

1. Tempere a carne com o vinho, o sal e a pimenta. Tampe com papel-alumínio e deixe descansar por 1 hora na geladeira.

2. Em uma tigela, misture a maçã cortada em cubos e o suco de limão.

3. Pique as ameixas, misture as nozes, a maçã escorrida e a metade da margarina.

4. Espalhe o recheio sobre o lombo e enrole como um rocambole. Amarre com barbante para não soltar.

5. Em uma panela grande, derreta o restante da margarina e sele o lombo.

6. Coloque em uma assadeira, regue com o tempero, cubra com papel-alumínio e asse no forno, preaquecido a 200 ºC, durante 1 hora.

7. Retire o papel-alumínio, verifique se a carne está assada e deixe no forno até dourar.

8. Coe o caldo que se formou na assadeira, coloque em uma panela, dilua um pouco de amido de milho e cozinhe no fogo brando até engrossar.

9. Fatie o lombo e sirva com o molho.

10. Decore com frutas em calda.

Dica: Enquanto a carne estiver dourando, de vez em quando pincele com o molho da assadeira. Ela ficará mais dourada.

HARMONIZAÇÃO

Vinho

Vinho Altano, produzindo em Portugal. Combina com carne vermelha, aves, pescados e queijos.

Espero vocês na próxima semana queridos!

Até lá,

Osanilde Oliveira


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image