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DIETA-PARA-AJUDAR-A-MELHORAR-O-HUMORMuito se diz a respeito dos fast-foods que são agradáveis ao paladar e melhoram o humor quase que instantaneamente. Estudos apontam que a felicidade transmitida por esse tipo de alimentação é momentânea e acarreta malefícios ao organismo se ingerido constantemente.

A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. Existe alimentos que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina.

É possível ser feliz alimentando-se corretamente. Para provar, seguem abaixo alguns dos alimentos mais comuns e que trazem benefícios, saúde e bom humor ao que ingere:

banana

A banana é uma das frutas que merece ficar no topo da lista. Ela é rica em carboidrato e triptofano, um aminoácido que presente no cérebro ajuda na formação da serotonina, neurotransmissor responsável pelo sono, apetite, humor, ritmo cardíaco e outros. Esses dois elementos fazem com que você se sinta disposto e bem-humorado. Além desses, ela também possui vitamina B6, que é essencial na condução dos impulsos nervosos;

frutas vitamina c

Frutas fontes de vitamina C como a laranja, o maracujá, a acerola e outras combatem o estresse, previnem danos às células nervosas e acalmam, e consequentemente seu humor melhora;

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O talo da Alface possui lactucina, substância com poderes calmantes no organismo. Também encontramos o lítio, outra substância utilizada no controle da ansiedade e depressão.

vegetais verdes escuro

Vegetais verdes escuros como o espinafre, o brócolis e a couve possuem clorofila que desintoxica o organismo; são ricos em ácido fólico e vitamina B, atuando diretamente no sistema nervoso, liberando mais serotonina e combatendo o estresse.

Novamente com o triptofano, a aveia, que também contém aminoácidos, ajuda com a liberação de serotonina. Com vários minerais em sua composição, o selênio é considerado importante na melhora do humor.

arroz

Falando em grãos, o arroz integral é importante para o sistema nervoso, pois é rico na vitamina B1. Já o arroz branco não auxilia tanto no quesito melhora de humor, pois essa vitamina é perdida durante o processo de obtenção do arroz branco.

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As proteínas contêm uma boa dose do triptofano, presentes em vários alimentos como carnes e leguminosas (feijão, grão-de-bico), mas é na gema do ovo que a colina, vitamina que faz parte do complexo B, está presente de forma mais abundante, formando e ajudando na manutenção da memória, coordenação motora e na sensação de bem-estar.

leite

O leite, também fonte de proteína, é riquíssimo em triptofano.

castanha amendoim b castanha

As castanhas possuem propriedades significativas para seu bom humor. Repletas de sais minerais como selênio e magnésio, diminuem consideravelmente o estresse, são antioxidantes e auxiliam na memória.

pimenta 2

E por que não um pouco de pimenta? Ela aumenta os níveis de endorfina e é antioxidante graças ao seu principal componente, a capsaicina, que dá a ardência ao alimento.

A natureza nos proporciona os recursos para a sobrevivência, e mais do que isso, nos ensina como estarmos prontos para o trabalho, sem estresse e mau humor. Alimentos simples, encontrados na maioria dos lares brasileiros, tornam o dia a dia mais feliz e bem-humorado.

Esperamos que tenham gostado… até mais!!!

Dúvidas, sugestões, dicas, curiosidades… é só entrar em contato conosco:contato@ciclonutri.com.br

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