matheus nachtergaele

O bailarino João Jorge Trinta faz uma audição para entrar no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em uma das cenas mais emblemáticas do filme Trinta, dirigido por Paulo Machline, que estreia nesta quinta, 13. Praticamente sendo engolido pelo imenso palco vazio, ele sabe que pode contar apenas com seu lado obsessivo e determinado para superar a aparente fragilidade. O filme usa todo o tempo essa sensação de deslocamento para narrar com competência a trajetória heroica de Joãosinho Trinta, um dos mais populares carnavalescos do Brasil, morto em 2011.

?Fiz três meses de balé todos os dias. Quando Joãosinho chega para fazer o teste para ser bailarino, aquele nervosismo era verdadeiro. Eu estava me sentindo muito absurdo com aquela calça?, ri Matheus Natchtergaele, protagonista de Trinta. Ele conta que encontrou o personagem que interpreta apenas uma vez. ?O que eu vi foram os olhos dele. É difícil falar sobre isso, mas olhei nos olhos dele durante um bom tempo. Era um olhar de espanto ainda infantil. Eu tentei colocar no filme esse olhar de espanto com a vida, com o mundo.?

Diferentemente das cinebiografias de personalidades da cultura brasileira lançadas neste ano, como as de Tim Maia e Paulo Coelho, que exploram diversas fases da vida do retratado, Trinta se concentra nos anos de formação do carnavalesco, revelando principalmente os bastidores do primeiro desfile que Joãosinho comandou na escola de samba Salgueiro, em 1974. Vindo do Maranhão, ele construiu uma história ? até então não muito conhecida ? no Theatro Municipal carioca, tendo trabalhado lá como bailarino, cenógrafo, figurinista e chefe de guarda-roupa. Essa experiência com ópera e a alta cultura o influenciou na hora de criar suas fantasias e enredos para o carnaval, transformando as obras dele em uma deslumbrante mistura do popular com o erudito.

Paulo Tiefenthaler, como o mentor de Joãosinho, e Fabrício Boliveira, interpretando o fanfarrão Calça Larga, ganham destaque no meio do ótimo elenco encabeçado por Natchtergaele. ?O filme mostra a luta de um herói artista?, resume o ator.

Fonte: Rolling Stone


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image