Endro: sofisticação na medida certa

As pequenas folhas têm o poder de transformar receitas simples em pratos especiais

principal

Endro é uma erva de sabor adocicada que é combinada principalmente com pratos à base de batatas e peixes.

Ovo mexido, molho de salada, cenoura refogada, batatas cozidas, couve-flor gratinada, suflê de queijo, a sopa do bebê: receitas triviais ganham toque refinado com a adição de algumas folhas de endro. Frescas, elas funcionam como um toque de mágica, trazendo para o prato o aroma adocicado e o sabor anisado, levemente picante, que lembra erva-doce ? afinal ambos são da família das umbelíferas, assim como o aipo, o funcho e o cominho. Plínio, o naturalista romano, já no século I deu à planta status gastronômico: ?condimenta pratos finos, para deleite dos entendidos?, escreveu.

O endro, de denominação italiana, surgiu nas regiões temperadas da Europa e da Ásia e entrou na comida de muitos povos, de africanos a escandinavos. Estes últimos o chamam dell, como ingleses e alemãs, e não o dispensam no salmão e no arenque. Os franceses lhe dão o nome de aneto.

Trata-se de uma planta generosa. Os talos perfumam sopas e caldos, as folhas temperam tudo o que você quiser e as sementes rajadas, crocantes e de sabor concentrado entram em picles e até em licores e doces. Na Europa medieval foram utilizadas por feiticeiros para ?revelar os caminhos?. São também consideradas antissépticas e previnem infecções no intestino.

É boa medida, portanto, levá-las nas viagens e adicioná-las à comida, especialmente quando se desconfiar da higiene. Diuréticas, digestivas e calmantes, têm também a fama de amenizar a cólica dos bebês.
E agora, que tal preparar uma receita com essa preciosa erva? A nossa sugestão é um Medalhão de salmão ao molho de endro. Delicioso, ele pode ser uma ótima opção tanto para o almoço como para o jantar. Bom apetite!

Receita da Semana

Medalhão de salmão ao molho de endro

receita

INGREDIENTES

* 150 g (1 pote) Cheese Philadelphia

* 6 lombos de salmão de 180 g

* 2 colheres (sopa) de queijo parmesão

* 1 colher (sopa) de endro fresco

* 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

* ½ cebola bem picadinha

* 1 xíc. de leite

* 2 colheres (sopa) de manteiga

* sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

1. Esquentar uma frigideira com óleo e fritar a cebola até dourar (2 minutos).

2. Adicionar o endro e deixar fritar 1 minuto.

3. Liquidificar, perfeitamente, a cebola, o endro, o parmesão, o Cream Cheese Philadelphia e o leite. Esquentar em uma panela o molho por 3 minutos. Temperar com sal e pimenta e reservar

4. Colocar sal e pimenta nos medalhões de salmão. Selar em uma frigideira com a manteiga os medalhões de salmão, por 2 minutos de cada lado, até que estejam cozidos.

5. Servir os medalhões de salmão banhados com o molho de endro

*Dica: Você pode usar filé de peixe branco.

Harmonização

vinho

Vinho Carmen Classic Sauvignon Blanc 2012 é um branco seco, cheio de charme e frescor, produzido no Chile com uvas Sauvignon Blanc.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image