grande-mestre lucas capoeira 271114

A atuação do capoeirista baiano Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba é relatada no livro Virando o Jogo ? Mestre Bimba, de Carvoeiro a Educador, que será lançado em fevereiro de 2015 na Universidade Católica de Brasília, pelo professor doutor, Luiz Carlos Vieira Tavares, o Mestre Lucas.

A obra faz um apanhado histórico da trajetória da capoeira, sistematizando o método de ensino desenvolvido por Mestre Bimba, desde o processo de admissão até a especialização dos alunos que viriam a se tornar mestres e propagadores de seus fundamentos. E revela a contribuição social de Mestre Bimba para a sociedade baiana.

?A capoeira, pelo poder da magia dos seus signos, permite a transcendência de um tempo e espaço linear, não se esgotando em reflexões que não levem em consideração o contexto histórico em que a mesma está inserida. A pesquisa teve por finalidade analisar a contribuição social, educacional e cultural da academia de mestre Bimba, tendo em vista a sua contribuição social nos diferentes estágios de sua trajetória?, destaca Mestre Lucas.

Para ele, existem vários aspectos a serem refletidos sobre a genialidade do mestre Bimba. ?Refletir sobre a contribuição social da academia de mestre Bimba inaugura uma nova possibilidade de reflexão sobre sua obra?, completa.

O livro de Mestre Lucas destaca um retrato da resistência da capoeira [uma manifestação cultural que nasceu e se desenvolveu no âmbito das massas populares] no século XIX no Brasil. ?A obra enfatiza as lições de saberes e sabores de Mestre Bimba e fala acerca desse ser humano empobrecido, contudo digno e reconhecido pelos seus feitos em prol da capoeira e da cultura baiana?, cita.

Autor

Luiz Carlos Vieira Tavares (Mestre Lucas) é graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador. Mestre em Educação Física Corporeidade Pedagogia do Movimento e Lazer, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutorado em Educação Física ? Aspectos Socioculturais e Pedagógicos Relacionados à Atividade Física e Saúde, pela Universidade Católica de Brasília.

Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Pio X; especialista em Capoeira na Escola pela Universidade de Brasília, professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Mestre Lucas é também autor do livro O Corpo que Ginga, Joga e Luta: a Corporeidade na Capoeira e coautor do livro A Capoeira No Contexto Histórico Nacional. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, anais e coletâneas de congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros. É coordenador do Grupo de Estudos Corporeidade e Lazer IFS e coordenador do Grupo Molas.

Fonte: infonet.com.br


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image