Ciclo Nutri Assessoria e Consultoria

Transtorno-do-Deficit-de-Atencao-com-Hiperatividade-TDAHOTDAH é uma doença caracterizada pelo padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. É considerada a mais frequente desordem comportamental da infância e atinge cerca de 5% das crianças no Brasil. A criança com déficit de atenção distrai-se facilmente por estímulos do ambiente externo e também do próprio pensamento. Ela também tende à impulsividade: não espera a sua vez, não lê a pergunta até o final e já responde, age sem pensar; apresenta dificuldades em se organizar e planejar aquilo que precisa fazer.

O TDAH pode atuar como um fator de risco para o desenvolvimento de uma alimentação anormal, o que reforça a necessidade de investigações frente à temática. Assim, o presente estudo mostra sua relevância científica ao caracterizar o desempenho motor e estado nutricional de escolares com indicativo de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Meu Filho Tem Alterações de Comportamento…

avaliao neuropsicolgica dos filhos 1-1

Alimentação com baixa qualidade nutricional; aditivos químicos que comprometem a liberação de energia; e longos períodos sem se alimentar interferem na formação e na ação dos neurotransmissores, facilitando sintomas como irritabilidade, alteração de humor, hiperatividade (física e mental), distúrbios de concentração e aprendizagem, ansiedade, depressão, alterações na qualidade do sono e até mesmo compulsão alimentar.

Os pais que permitem que as crianças escolham seu cardápio, trocando frutas, legumes, verduras, cereais integrais por alimentos pobres em nutrientes essenciais, estão condenando seus filhos a adquirir precocemente uma série de distúrbios físicos, mentais e emocionais. Isto está gerando o aparecimento cada vez mais precoce de doenças que até então estavam mais presentes na faixa mais idosa da população, entre elas, doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, aumento de colesterol, artrite reumatóide, depressão, alergias, entre outras.

Pesquisa realizada pelo IBGE revelou um aumento de 400% no consumo de refrigerantes e biscoitos no Brasil. Os pais acham que estão alimentando seus filhos com produtos industrializados, ricos em fosfatos, açúcar, sódio, conservantes, corantes e outros aditivos químicos. O pior é que preenchem o lugar dos nutrientes com químicos. São opções que podem ser irreversíveis. O BHT, anti-oxidante muito usado em alimentos industrializados, por exemplo, inibe a fosforilação oxidativa, necessária à produção de energia pelo organismo.

Para garantir o trânsito intestinal, outro fator de equilíbrio no organismo infantil, as crianças precisam consumir alimentos que permitam a manutenção de uma flora intestinal adequada (fibras, probióticos e prebióticos). Como: a banana, legumes, verduras e frutas em geral, e temperos como, por exemplo, alho e cebola. Cereais integrais como aveia, granola. Não podemos esquecer da água, muitas vezes estas crianças estão bebendo apenas refrigerantes e sucos de caixinha.

5-dicas-comer-frx

Orientações para a família sobre déficit de atenção e hiperatividade

As orientações para a família sobre déficit de atenção e hiperatividade são importantes para completar o tratamento desta doença. Algumas delas são:

? Criar horários regulares na vida diária da criança;
?Olhar nos olhos da criança quando falar com ela;
?Ajudar a organizar o local de estudo, retirando materiais que possam distrair;
?Oferecer um espaço de silêncio e calma para a criança dormir e estudar;
?Oferecer outra atividade quando a criança começa a ficar agitada;
?Dividir as informações e usar menos palavras para explicar algo;
?Promover a socialização da criança com outras crianças;
?Evitar alimentos ricos em corantes alimentares como pirulitos, balas e gelatina;
?As atividades de intervenção social, psicológica ou de comportamento ajudam a criança a diminuir os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e, por isso, asconsultas com o psicólogo ou psiquiatra podem ser úteis.

Então, gostaram?!… Até a próxima semana!!!

Dúvidas, sugestões, dicas, curiosidades… é só entrar em contato conosco:contato@ciclonutri.com.br

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image