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Nesse período junino, não podíamos deixar de falar sobre esse cereal, que é o ingrediente indispensável, para a maioria dos pratos típicos, boa fonte de acido fólico, tiamina, e o melhor um alimento regional.

Um ingrediente indispensável para maioria das comidas típicas, o milho é um alimento regional, com alta produção, representa a segunda maior plantação de grãos cereais do mundo ocidental, perdendo apenas para o trigo, existem alguns diferentes tipos de milho: o mole, que amadurece no caule, é desidrato e usado para alimentar animais ou então é processado em farinha para a produção de cereais, o milho duro, que se conserva por mais tempo e é um dos ingredientes do fubá, e o milho farináceo, que tem grãos macios e ricos em amido que são facilmente moídos e se tornam ingrediente de alguns pratos.

M ILHO

O milho, que é colhido ainda verde, é o tipo consumido como vegetal. Pode ser consumido de diversas maneiras diferentes, seja na espiga ou com os grãos removidos e frescos que podem ser congelados, enlatados. Um cereal rico em amido e proteínas tratasse de carboidrato substituto do arroz, também é fonte de potássio, tiamia, fibras, luteína, um potente antioxidante que ajuda a baixar os riscos de degeneração macular resultante da idade.

Você sabia…

Uma espiga media contem cerca de 80 calorias, e uma xícara de grãos de milho fornece 13% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de acido fólico.
Pipoca: um petisco popular provinda do grão de milho aquecido rapidamente. A umidade em seu interior é convertida em vapor, e quando a pressão desse vapor se acumula, ele rompe a casca o miolo é transformado em uma massa macia de amido e fibras, maior do que o presente no grão de milho. Uma xícara de pipoca tem em média 30 calorias, na sua preparação sem adição de óleo.

Dica Ciclo Nutri: Lembre-se que a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Não são recomendadas! O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouco de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. “É só colocar uma porção de milho em um saco de papel como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas”.

Seja cozido ou assado, na espiga, na forma de pamonha, mingau, em pratos salgados como sopas, cremes, suflê, pães, refogados para temperos, como recheio para qualquer prato, saladas, até mesmo em sobremesas como bolos, sorvetes, pudins e cremes, milho é bom te todo jeito.
Anarriê, Alavantú, Feliz São Pedro!

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

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