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Nesse período junino não podíamos deixar de falar sobre esse cereal, que é um ingrediente indispensável para a maioria dos pratos típicos, é uma boa fonte de acido fólico e tiamina. O milho é um alimento regional, produzido em alta escala, representando a segunda maior plantação de grãos cereais do mundo ocidental, perdendo apenas para o trigo.

Existem alguns diferentes tipos de milho:

Milho Mole:C?aquele que amadurece no caule, é desidrato e usado para alimentar animais ou então é processado em farinha para a produção de cereais;

Milho Duro:C?aquele que se conserva por mais tempo, é um dos ingredientes do fubá;

Milho Farináceo:C?aquele que tem grãos macios e ricos em amido, que são facilmente moídos e se tornam ingrediente de alguns pratos;

Milho Verde:O milho, que é colhido ainda verde, é o tipo consumido como vegetal. Pode ser consumido de diversas maneiras, seja na espiga ou com os grãos removidos ou ainda frescos, que podem ser congelados e/ou enlatados. É um cereal rico em amido e proteínas, podendo ser substituto do arroz;

Pipoca:um petisco popular provindo do grão de milho aquecido rapidamente. A umidade em seu interior é convertida em vapor, e quando a pressão desse vapor se acumula, ele rompe a casca, sendo o miolo transformado em uma massa macia de amido e fibras, maior do que o presente no grão de milho. Uma xícara de pipoca tem, em média, 30 calorias, na sua preparação sem adição de óleo.

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Dica Ciclo Nutri:Lembre-se que a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondasnão são recomendadas! O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouco de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita… “É só colocar uma porção de milho em um saco de papel como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas”.

Ahh, você sabia que…

Uma espiga media contem cerca de 80 calorias!?

Uma xícara de grãos de milho fornece 13% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de acido fólico.

Valores Nutricionais:

Tiamina ou Vitamina B1: desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. Sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível.

Ácido Fólico: tem uma ação específica na regeneração e na maturidade das hemácias. Muito importante, principalmente na gravidez, pois evita doenças do tubo neural e parto prematuro.

Potássio: tem um papel importante para o bom funcionamento do músculo e é responsável pelo relaxamento muscular. Também atua na manutenção da pressão arterial.

Fibras: importante para regulação do transito intestinal, estimulando seu funcionamento. Elas promovem também uma sensação de saciedade por maior período de tempo, quando comparado a alimentos pobres em fibras. Também ajudam na regulação da glicemia.

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Anarriê, Alavantú, Feliz São Pedro!

Ciclo Nutri


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