Sabor e textura dos molhos

Vermelhos, brancos, velouté ou roti, eles podem tornar uma receita simples em um prato bastante sofisticado

foto principal

Os molhos podem ser tão importantes quanto o ingrediente principal de um prato

De consistência líquida ou cremosa e sabor suave ou picante, os molhos realçam o sabor dos grelhados e enriquecem as massas e saladas que os acompanham, dando um sabor diferenciado e tornando até mais sofisticadas receitas simples. Os molhos são um grande aliado de quem cozinha, possibilitando combinações criativas que incrementam as receitas. Vermelhos, brancos, velouté ou roti, eles podem ser tão importantes quanto o ingrediente principal de um prato.

Os molhos podem oferecer uma base para criar um arsenal de pratos, dependendo apenas da ousadia de quem comanda a cozinha. São inúmeros tipos de formas, por isso as combinações são específicas para cada tipo. Um molho pode deixar seu prato maravilhoso, mas também comprometê-lo seriamente. Eles são responsáveis por aquele sabor a mais.

Responsáveis por conferir sabor e textura às receitas, molhos acompanham pratos de todos os tipos, desde entradas até carnes mais elaboradas. As opções também vão das mais simples a outras que pedem um pouco mais de dedicação. Algumas opções são mais consistentes e podem acompanhar pães e outras entradas, além de saladas.

Para os amantes de molhos, é bom lembrar que eles são acompanhamentos e que somam calorias às refeições. Por isso, é bom ficar atentos aos ingredientes utilizados. Se houver restrição, a especialista afirma que o ideal é evitar molhos com creme de leite, maionese, óleos, queijos e mel, e investir mais em ingredientes como iogurte natural desnatado, limão, vinagre, aceto balsâmico, sucos naturais, mostarda e temperos naturais, como alho, cebola, gengibre, pimenta, açafrão e ervas em geral.

Hoje lhe trazemos uma receita de molho à marinara, um acompanhamento ideal para todo tipo de massas, carnes e aperitivos diversos. De fácil preparo, esse molho, cujo principal ingrediente é o tomate, é, além disso, muito barato.

O molho à marinara está sujeito a todas as variações possíveis: você poderá prepará-lo com cogumelos, salsichas, estofado de carne, etc. Confira a seguir essa receita imperdível.

Receita da Semana

Molho Marinara

foto receita

INGREDIENTES

*6 kg de tomates maduros

*6 dentes de alho descascados e picados

*1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem

*1 cebola branca *12 folhas de manjericão fresco

*Sal (quantidade necessária)

*1 pisca de pimenta preta moída

*1/4 colher (chá) de orégano

*1/2 colher (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO:

1. Para começar, coloque para ferver uma panela grande com água até a metade e uma colher de sal. Lave os tomates e corte em cruz a parte superior. A seguir, coloque os mesmos na panela e deixe-os cozinhar por um minuto. Retire, deixe esfriar e descasque.

2. Use as mãos para esmagar os tomates. Desse modo, retire qualquer pele ou membrana que achar.

3. Coloque azeite de oliva em uma panela grande, adicione o alho picado e deixe dourar. Logo, adicione a cebola e o manjericão picados e cozinhe por 5 minutos ou até ficar transparente.

4. Acrescente o tomate e quando a água começar a ferver, reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhar durante uma hora ou até ficar espesso.

5. Condimente com sal, pimenta, orégano e açúcar e cozinhe por mais um minuto. Deixe repousar e sirva.

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image