Ameixa: saborosa e saudável

Fruto possui diversas variações, tem sabor doce e valor nutricional!

foto principal 1Aameixa pode ser considerada uma boa fonte de fibras, as quais auxiliam na saúde do intestino.

São poucos os frutos que nos presenteiam com um tão variado leque de cores como as doces e sumarentas ameixas. É possível encontrar mais de duas mil qualidades desta fruta, em diversos tamanhos e formatos. A maioria é redonda, mas existe também em formato de coração e oval. Sua pele pode ser de cor âmbar, roxa, vermelha, preto azulado, verde e amarela. Já a sua polpa pode ser laranja, rosa, verde ou amarela.

Os Estados Unidos, China, Romenia e Russia, hoje são alguns dos maiores produtores do fruto. Na América do Sul, a Argentina e o Chile lideram na produção. No Brasil é cultivada na Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais, e sua época é de dezembro a fevereiro.

A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Também possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos. Cada 100 gramas de ameixa fresca contêm 47 calorias. A espécie da fruta seca apresenta valor calórico bem maior, por conter alto teor de açúcar, por isso é importante atentar-se a quantidade de consumo.

Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas podem ficar congeladas até um ano. Mas atenção, as ameixas ficam moles quando congeladas.

Por ser uma fruta bastante prática – pode ser consumida com a casca -, a ameixa é uma ótima opção de lanches na escola ou no trabalho. Além de ser uma delícia consumida in natura, quando seca ou em calda pode ser aplicada em tortas, bolos, pudins, sorvetes, compotas, geleias, licores, iogurte, Milk cheque e sucos. Em pratos salgados, cai bem em saladas ou como ingrediente de molhos para carnes.

Agora chega de teoria, que tal seguir a nossa sugestão e preparar uma deliciosa sobremesa? Montanha russa com ameixa é uma receita simples de fazer, econômica e simplesmente saborosa. Aposto que todos vão amar! Depois me conte!

Receita da Semana

Montanha russa com ameixa

foto receita

INGREDIENTES

*1 lata de leite condensado

*A mesma medida de leite de vaca

*200 gr de ameixa sem caroço

*10 colheres (sopa) de açúcar

*1/2 xícara de água

*3 ovos

*1 colher (sopa) de amido de milho

MODO DE PREPARO

1.Numa panela, junte o leite condensado, o amido de milho, o leite de vaca e três gemas. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar.

2. Cozinhe as ameixas com a água e quatro colheres de sopa de açúcar por 10 minutos. Reserve.

3. Bata as três claras em neve com o restante do açúcar

MONTAGEM

1. Em um refratário, coloque a metade da calda de ameixa, distribua o creme de leite condensado por cima e depois a metade das ameixas com um pouco da calda.

2. Em seguida, coloque as claras em neve e o restante da calda. Enfeite com as ameixas. Leve para gelar por 4 horas.

Harmonização

Vinho

Nativa Terra, vinho branco da região do Chile. No palato, é cheio e saboroso, com boa persistência.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image