Abacaxi, bom para digestão

Além de oferecer inúmeros benefícios à saúde, ele é saboroso e versátil no uso culinário

foto principal 1

O abacaxi é utilizado para confeccionar todo o tipo de pratos salgados ou doces, das entradas às sobremesas.

Quem nunca teve aquela sensação de inchaço após uma refeição? Uma boa alternativa para acabar com esse mal-estar é consumir abacaxi. Ele é composto por uma substância funcional que se chama bromelina – ela serve como uma enzima para quebrar e ajudar na ação das proteínas. Não existe quantidade recomendada, uma fatia da fruta já contribui para uma melhor digestão.

Mas esse não é o único benefício do abacaxi. A fruta contém nutrientes como as vitaminas A e B, boa para a visão e que favorece o sistema nervoso, respectivamente. Sua casca auxilia no tratamento de gripes e resfriados – basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.

Na culinária, atreva-se, o abacaxi tem tendência a brilhar ?onde quer que vá?. De perfume forte e sabor variado, a fruta é apreciada em saladas frias e cada vez mais em composições agridoces, inclusive pizza. Em pratos salgados, fica também muito bom com carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa. É ainda um ótimo molho para umedecer presunto, lombo ou frango enquanto assam. No entanto, é nas sobremesas que ganha maior relevo e onde brilha como ingrediente principal. Dá excelentes resultados na produção de geleias, sorvetes, bolo, pudim, mousse e compotas.

Agora que tal preparar uma mousse de abacaxi caramelizada? Econômica, fácil de fazer e saborosa, é uma receita perfeita para uma sobremesa de última hora.

Receita da Semana

MOUSSE DE ABACAXI CARAMELIZADO

foto receita

INGREDIENTES

*01 lata ou caixa de leite condensado

* 200g de creme de leite

*1 abacaxi grande

*1 pc de 24g de gelatina sem sabor

*1/2 xícara de açúcar

*Canela

MODO DE FAZER

1. Comece descascando o abacaxi e separe 1/4 dele picadinho.

2. Em uma frigideira coloque o açúcar e mexa em fogo baixo até que ele comece a caramelizar levemente. Acrescente o abacaxi e mexa-o até que esteja bem caramelizado. Polvilhe canela e reserve.

3. No liquidificador, bata o abacaxi até ele ficar líquido. Coloque o suco em uma leiteira e junte a gelatina sem sabor, mexa em fogo baixo até ferver. Volte para o liquidificador e acrescente o condensado e o creme de leite. Bate até obter uma mistura bem homogênea. Junte as fatias de abacaxi caramelizadas e distribua a mousse em potinhos. Leve à geladeira 3h antes de servir.

Dica: Se desejar acrescente folhas de hortelã no final.

Até mais,

Osanilde Oliveira.

Filé mignon com cogumelos


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image