Maracujá do Brasil

Além de saborosa, cheirosa e versátil na culinária, a fruta possui propriedades nutricionais e medicinais

foto principal

O maracujá é considerado um bom amigo de quem tem diabetes.

Que o maracujá é uma fruta deliciosa e cheirosa, todos nós já sabemos. Mas você sabia que ela esconde substâncias poderosas e que traz muitos benéficos para a nossa saúde?

O maracujá é um tesouro de utilidades. Além de alimento, suas folhas, flores e frutos podem ter uso culinário, farmacológico e cosmético. Suas propriedades medicinais são célebres. Em seus frutos e folhas encontra-se um princípio ativo chamado Passiflorina, que funciona no organismo como um suave calmante natural. É rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como, cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B33.

Originário da Mata Atlântica, sendo o Brasil o maior produtor mundial, é um fruto com uma diversidade imensa. Só em nosso país existem mais de 120 espécies nativas de maracujá, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guacú e maracujá iguapó.

O melhor maracujá para o consumo é aquele que tem a casca lisa e firme, brilhante e de cor amarelo clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se, ao se pressionar o extremo oposto ao cabo, ceder à pressão dos dedos. A casca muito enrugada e de cor amarelo escura indicam que o maracujá já está bem maduro, neste caso, em geral, ele tem mais polpa do que quando sua casca ainda está lisa. Cada 100 gramas da fruta apresenta, aproximadamente, 70 calorias.

Na culinária seu sabor forte faz dele a estrela de qualquer prato. Sua polpa é principalmente utilizada para fazer sucos, doces, geléias e pudins. Quem não gosta do suco de maracujá puro pode fazer misturado com outras frutas, fica uma delícia. Suas folhas e flores são ótimas para fazer chás, que além de ser calmante, também atua contra úlcera e gastrite. Com a fruta também se faz sorvete, picolé, licor, torta e mousse.

Confira agora uma receita bem prática de Mousse de Maracujá com Brigadeiro. Delícia dos Deuses!

Receita da Semana

Mousse de Maracujá com brigadeiro

foto receita

INGREDIENTES

Mousse:

*2 caixas de leite condensado

*1 garrafinha de suco de maracujá

*2 caixas de creme de leite

Brigadeiro:

*1 caixa de leite condensado

*chocolate a gosto

*3 colher (sopa) de manteiga

*Um pouco de leite

MODO DE PREPARO

1. Bater todos os ingrediente da mousse no liquidificador até obter um liquido homogênio e ficar um pouco grosso.

2. Para o brigadeiro, levar todos os ingredientes ao fogo. Deixar até desgrudar da panela.

3. Colocar num refratário o brigadeiro e a mousse por cima. Levar a geladeira.

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 10 taças

Harmonização

Vinho

Vinho Infinitus Chardonnay Viura 2011, branco seco produzido na Espanha

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image