Palmito e suas propriedades

Além de pouco calórico, o vegetal possui vitaminas, ferro, cálcio, potássio, entre outros benefícios.

foto principal

O palmito é uma excelente opção para dar aquele toque diferente à salada.

O palmito é um tipo de vegetal retirado de várias espécies de palmeiras. Os centros comestíveis dessas plantas são firmes e macias, e seu sabor lembra o sabor de uma alcachofra. Sua textura crocante faz dele uma adição ideal à saladas e refogados. Palmitos também contêm nutrientes benéficos e contribuem para uma dieta saudável. Mas o palmito engorda ou emagrece?

Não, o palmito não engorda. Uma porção de 100g do alimento cru contém 28 calorias e dois gramas de proteína. A maioria das calorias do palmito vem de carboidratos. É por isso que algumas pessoas acreditam que o palmito engorda. Uma porção 39 gramas contém três gramas de carboidratos totais, incluindo carboidratos complexos e açúcares naturais. Mas os benefícios não param aí. Esse poderoso vegetal também fornece cálcio, ferro, zinco, fósforo, magnésio; vitaminas A, B e C; fibras e é rico em potássio com uma porção de 30 gramas oferecendo 10% da sua recomendação diária.

Além de todos esses benéficos, o palmito é muito saboroso e versátil. O uso mais comum é em saladas, mas o mesmo pode ser preparado de várias formas. Ele pode ser batido para fazer molhos, grelhado, refogado, assado com seus queijos favoritos, como recheios em tortas, empadas, pizzas, pastel e panqueca. Uma forma de comer o palmito como uma entrada sofisticada e deliciosa é prepará-lo como mousse, colocando mostarda e servindo com uma saladinha e um pouco de azeite de oliva extra virgem. Essa é a nossa dica dessa semana. Aproveite!

Receita da Semana

MOUSSE DE PALMITO E MOSTARDA

foto receita

INGREDIENTES

*2 xícara (chá) de leite desnatado

*1 colher (sobremesa) de mostarda

*1 envelope de gelatina em pó sem sabor incolor,

dissolvida conforme instruções do fabricante

*1 vidro de palmito de pupunha

*Sal a gosto

MODO DE PREPARO

1. Escorra o palmito de pupunha e corte-os em pedaços. Coloque-o no liquidificador junto com o leite, a mostarda e a gelatina. Bata até misturar bem e acerte o sal.

2. Transfira para uma fôrma pequena de bolo inglês ou forminhas individuais. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por duas horas ou até ficar firme.

3. Desenforme sobre uma travessa e sirva com salada verde.

Até mais,

Osanilde Oliveira.

Filé mignon com cogumelos


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image