Verão pede musse

Leve e saborosa, ela pode ser preparada como entrada ou sobremesa

foto da receita
Imagine um doce com consistência leve, bem gelado e que desmancha na boca. Ou um prato salgado que ao ser degustado, simplesmente refresca o paladar. Assim são as musses. Sempre servidas frias, elas combinam perfeitamente com a estação mais quente do ano, o verão.

Existem muitas teorias sobre a origem da palavra musse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum.

Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa. Em francês, passou a se chamar mousse e, por volta do século 19 foi dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse em francês ou musse no bom português significa algo leve e espumoso, porém com textura estável. Na França, diz-se que as musses têm uma consistência mágica e que alguns chamam de “sabor de nuvem”.

As musses podem ser preparadas a partir de praticamente todos os ingredientes. Geralmente, basta acrescentar claras batidas em neve ou creme de leite batido. Ela pode ser servida tanto como entrada, no caso das musses salgadas, ou como sobremesa. Se bem congelada, conservam-se por algumas semanas.

As receitas salgadas normalmente são estabilizadas com gelatina. Elas podem ser preparadas nas versões de caviar, salmão, bacalhau, fígado de ganso e, ainda, de salsão, couve-flor e berinjelas. Já na versão doce, existe uma variedade incrível, sendo que as mais tradicionais são as musses de chocolate, morango, maracujá e limão.

Experimente uma versão salgada que escolhemos especialmente para você: Musse de azeitonas pretas com salada de folhas verdes. Quando for prepará-la não se esqueça de dá atenção especial à apresentação do prato – o paladar é bastante estimulado pelos olhos e pela elegância. Use e abuse da sua criatividade!

Receita da Semana

musse

Musse de azeitonas com salada de folhas verdes

INGREDIENTES

*1 caixinha de creme de leite *4 folhas de gelatina sem cor e sem sabor *2 xícaras de azeitonas pretas picadas *1 pitada de sal *8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem *100 g de salmão defumado *Salada de folhas verdes *Tomate grape grelhado *Salsinha para decorar


MODO DE PREPARO

1. Ponha a caixa de creme de leite para gelar. Pique gelatina e hidrate por 5 minutos numa tigela com 1 xícara de água fria.

2. Escorra água e dissolva gelatina em 1/2 xícara de água fervente. Reserve na geladeira por 20 minutos.


3. Transfira ao copo do liquidificador e bata com creme de leite gelado, azeitonas e sal. Sem parar de bater, junte lentamente azeite.

4. Distribua em 4 assadeiras de 200 ml umedecidas. Ponha na geladeira e deixe por 4 horas ou até ficar firme. Sirva com o salmão e a salada de folhas. Tomate grape grelhado e salsa decoram.

Harmonização

vinho

Fino, rico e encorpado, este Chardonnay acompanha bem a musse de azeitona com salada de folhas verdes e salmão. Produzido em Mendoza, região da Argentina, com seleção de leveduras. As uvas são fermentadas a temperatura controlada no máximo 20ºC, por 45 dias. Branco seco, é um vinho que possui corpo leve e teor alcoólico de 13,5%. Combina também com frutos do mar, camarões, aves e carnes brancas delicadas com molho branco. É ainda um excelente aperitivo.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image