Nhoque da sorte

Celebrado todo dia 29, o prato pode ser preparado com diferentes molhos

foto principal

Saboreando o nhoque no dia 29, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos.

Você conhece a tradicional superstição do Dia do Nhoque? É um costume seguido, normalmente, pelos italianos. Reza a lenda que um frade andarilho certa vez bateu na porta de uma família pobre pedindo um prato de comida. Eles, muito solidários, resolveram dividir o nhoque. Depois de satisfeito o homem foi embora. Na hora de lavar a louça, retiraram tudo da mesa e descobriram que embaixo de cada prato havia notas de dinheiro. Desde então, a história se espalhou como símbolo de boa sorte e prosperidade.

Conhecido em italiano como ?gnocchi della fortuna?, o costume de comê-lo todo dia 29 do mês, bastante apreciado no Brasil, é também existente na Argentina, Estados Unidos, Uruguai e em outros países de imigração italiana. Mas, dentre as sortidas opções de massas, o nhoque talvez ainda seja a menos popular. Devido ao preparo feito de forma inadequada, muitas vezes é tido como ressecado, duro ou massento. O legítimo nhoque, quando preparado corretamente, derrete na boca e pode ter infinitas possibilidades de molhos, coberturas e recheios.

Para um bom resultado, o principal segredo está na escolha da batata, que é a base da massa. Segundo especialistas, o tipo ideal é a baraka ou a bintje. Ambas contêm pouca água e são bem sequinhas, dai requerem menos farinha. Essas variedades de batatas são dificilmente encontradas em supermercados, mas abundantes nas feiras livres. O restante da receita é bem simples: ovos, farinha de trigo e sal. Já os molhos podem ser mais explorados. O tradicional é o molho vermelho simples (ou ao sugo), feito com tomates e temperos. O bolonhesa é igualmente popular, assim como a combinação de ragu de carne. Molhos brancos e outras variações também criam pratos saborosos. É só usar a criatividade!

E como hoje é dia 29, que tal saborear um belo prato de nhoque e ainda arriscar a sorte? A nossa sugestão é uma receita de nhoque ao molho marinara. Buon appetito!

Receita da Semana

NHOQUE AO MOLHO MARINARA

foto receita

INGREDIENTES

Massa:

*1 kg de batatas

*200 g de farinha de trigo

*1 ovo

*1 pisca de sal

*Azeite de oliva extra virgem

Molho:

*6 kg de tomates maduros

*6 dentes de alho descascados e picados

*¼ xícara de azeite de oliva extra virgem

*1 cebola branca

*12 folhas de manjericão fresco

*Sal (quantidade necessária)

*1 pisca de pimenta preta moída

*¼ colher (chá) de orégano

*½ colher (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

1. Massa: Comece por descascar as batata. Em seguida, coloque-as em uma panela com bastante água. Deixe cozinhar. Logo, retire da água e triture as batatas ainda quentes. Acrescente o ovo, uma pisca de sal e misture.

2. Aos poucos, adicione a farinha e, enquanto isso vá misturando os ingredientes. O resultado deve ser uma mistura homogênea e um pouco grudenta.

3. Ponha um pouco de farinha nas mãos e divida a massa em porções. À continuação, coloque outro pouco de farinha sobre a bancada da cozinha formando um círculo. Estique a massa sobre a bancada e use uma faca para cortar porções de 1,5 ou 2 cm.

4. Molho: Para começar, coloque para ferver uma panela grande com água até a metade e uma colher de sal. Lave os tomates e corte em cruz a parte superior. A seguir, coloque os tomates na panela e deixe-os cozinhar por um minuto. Retire da panela, deixe esfriar e descasque.

Dicas:

? Coloque azeite de oliva em uma panela grande, adicione o alho picado e deixe dourar. Logo, adicione a cebola e o manjericão picados e cozinhe por 5 minutos ou até ficar transparente.

? Acrescente o tomate e, quando a agua começar a ferver, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe a fogo lento durante uma hora ou até ficar espesso.

? Condimente com sal, pimenta, orégano e açúcar e cozinhe por mais um minuto. Deixe repousar e sirva.

Harmonização

Vinho

Sangiovese di Toscana 2012 (Bonacchi), vinho tinto produzido na Toscana/Itália.

Até a próxima semana, espero que gostem!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image