capa2 baixa

Em período festivos, há um maior consumo alimentar, e nesse período junino, cheio de comidas típicas, fica bastante difícil manter o foco na dieta. Pensando nisso, dedicamos nossa postagem da semana para aqueles que exageraram e querem amenizar os efeitos negativos dessa época, correndo atrás do prejuízo, e retornando a vida saudável.

Não se desespere…Pois ocasionalmente sentir uma vontade de comer ou beber algo especial é natural!

A questão é quando existe o descontrole, a compulsão súbita por um alimento, que é um desejo insistente de consumir-lo. Mas isso só ocorre quando você passa a ignorar o mal-estar e o excesso alimentar diário com freqüência, levando a sensação de ?estar cheio? após varias refeições. O motivo desses desejos ocasionais podem ser por uma reação ao estresse, alterações hormonais ou fome afetiva (quando a ansiedade é a principal responsável por aquele excesso).

IMG 9787

Pesquisas recentes sugerem que alterações hormonais são responsáveis por picos de compulsões alimentares em especial aquelas que são recorrentes de períodos de estresse e diferentes fases menstruais. Segundo esses estudos níveis hormonais oscilantes podem influenciar a produção de serotonina, entre outros hormônios que desencadeiam o desejo alimentar excessivo. Entre os alimentos mais desejados encontram-se o chocolate, outros doces e as demais calorias vazias, como por exemplo, os refrigerantes. Esses alimentos são ricos em açucares, fazendo com que a glicose aumente rapidamente no nosso sangue, e por ser necessária para a energia do cérebro, influencia você consumir ainda mais, esses picos de hiperglicemia (aumento da glicose no sangue) pode levar a doenças.

Por isso, apostar em uma alimentação rica em grãos integrais, amido (carboidrato complexo) associado à proteína, podem prevenir esse desejo por alimentos calóricos de energias vazias. O amido e as fibras, por exigirem do nosso corpo mais trabalho para digerir, faz com que a energia seja liberada aos poucos, por mais tempo, não acontecendo os picos de hiperglicemia. Como também, as proteínas, principalmente aquelas de alto valor biológico (fontes animais), são digeridas mais lentamente do que açucares.

Manter uma alimentação equilibrada é o ideal, mas se você exagerou nos últimos dias, reequilibre seu organismo!

DICAS CICLO NUTRI:

? Dê preferência a alimentos com amido, que são pobres em gordura, para satisfazer o desejo de carboidratos simples (acucares). Acompanhando-os com fibras, para evitar as compulsões alimentares. Opções: pães integrais, macarrão de arroz ou integrais, arroz integral, batata doce.

? Faça sempre uma refeição leve antes de sair de casa, isso evita os exageros em dias festivos.

? Consuma dois litros de líquidos ao dia, sendo importante a água pura, na desintoxicação: utilizar a preparação de um litro de água e o restante em forma de chás e sucos. Evite o consumo junto às refeições, pois em excesso diluem os sucos digestivos e prejudicam a digestão. O ideal é ingerir líquidos até 15 minutos antes ou 1 hora após.

? Coma mais carnes brancas, com peixes e frango. Consuma carnes vermelhas 1 a 2 vezes na semana no máximo.

? Diminua o sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por ervas (orégano, salsa, alecrim, manjericão, açafrão, etc.), ou limão. O sal em excesso contribui para a retenção de líquidos.

? Comer cinco ou mais porções de frutas e verduras, de diferentes espécies e cores, todos os dias. Elas são ricas em substâncias antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis que aceleram o transito intestinal, contribuindo para a eliminação de toxinas.

? Consuma chás: hortelã, alecrim, cidreira e erva-doce, sem açúcar, durante o dia. Eles têm ação antiinflamatória, digestiva, desintoxicante e calmante. Evite o excesso e o consumo perto das refeições, evitando com isso a competição entre os componentes das plantas e os nutrientes dos alimentos.

? Use azeite de oliva extravirgem para temperar salada, como substituto da margarina no pão. Ele é rico em ômega 9 e vitamina E, que auxilia na proteção aos danos causados pelos radicais livres com relação ao envelhecimento da pele.
? Pratique uma atividade física.

? Coma com prazer e nunca por prazer.

IMG 9797

“Bom começo de vida saudável para vocês!”

Ciclo Nutri

www.ciclonutri.com


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image