Além de in natura, a fruta pode ser utilizada em vitaminas, salada, pratos salgados e sobremesas.

foto principal 1

O mamão tem propriedades laxativas e calmantes

Em preparações ou in natura, o mamão constitui um excelente alimento para crianças e adultos. É uma fruta tipicamente tropical originária do nordeste da América do Sul e chegou à costa brasileira pelas mãos dos portugueses no fim do século XVI. Os maiores produtores mundiais de mamão são o Brasil, México, Nigéria, Indonésia, Índia e Etiópia.

Dependendo de sua espécie, o mamão pode variar conforme sua cor, sabor e formato. O do tipo baía, por exemplo, é alongado, semelhantemente a uma pêra. Já o da espécie da índia possui saliências. A polpa do fruto é macia, possui um sabor doce e uma coloração alaranjada. Em sua cavidade central, há várias sementes pequenas e negras.

O mamão é excelente para a saúde. Especialistas sugerem que porções dessa fruta deve ser comida todos os dias. Em geral, ela é conhecida apenas por sua capacidade de ser benéfica para o intestino, mas o mamão é muito mais que isso. Rico em sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, além de vitaminas A e C, é também indicado para quem quer manter o peso ou deseja emagrecer, por possui baixas calorias. Cem gramas de mamão maduro fornecem 32 calorias.

A fruta é indicada para consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Também deve ter casca firme. Quando ainda verde, deve ser embrulhada em jornal e guardada em lugar fresco e escuro, não devendo ser riscada com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor. O mamão

maduro conserva-se em geladeira de dois a três semanas e seu período de safra é de abril a julho.

Na culinária, o mamão é ingrediente na elaboração de doces, sucos, bebidas, saladas, etc. Quando verde pode substituir o chuchu ou a abobrinha em determinados pratos. Antes da maturação, a casca do fruto produz um látex leitoso que é usado como amaciador de carnes.

Para ajudá-los a saborear essa maravilhosa fruta, separamos uma receita de sobremesa que faz sucesso em refeições simples e sofisticadas: Creme de Papaia. Experimente!

Receita da Semana

Creme de Papaya com Cassis

foto receita

INGREDIENTES

*2 mamões papaias

*2 xícaras (chá) de sorvete de creme

*6 colheres (sopa) de licor de cassis

MODO DE PREPARO:

1. Bata no liquidificador a polpa do mamão até formar um creme homogêneo.

2. Adicione o sorvete e bata no liquidificador por 2 minutos ou até obter um creme.

3. Coloque o creme em seis taças e regue com o licor de cassis. Sirva imediatamente.

*Esta receita não deve ser feita com muita antecedência pois o mamão escurece o creme.

Harmonização

Vinho

Vinho Nativa Terra, produzido no Chile

Este exuberante branco impressiona pelas notas puras e limpas de frutascítricas. No palato, é cheio e saboroso, com boa persistência. Não passa porbarricas de carvalho para manter o frutado expressivo. Produzido no Chilecom uva Sauvignon Blanc. É excelente como aperitivo. Ótima companhia parapratos leves, peixes brancos, queijos de cabra, aves e sobremesas com frutas.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image