Delícias que vem do mar

Fonte de vitaminas e sais minerais, os frutos do mar são destaques nas restrições alimentar da Quaresma


masriscos

Em tempos de Quaresma, os frutos do mar estão com tudo. Encontrados em diferentes preparações na culinária brasileira, inclusive na nordestina, eles fazem parte das restrições alimentar do período que antecede a Semana Santa, sendo destaque também nos festivais gastronômicos em restaurantes de todo país.

Os frutos do mar estão divididos em duas classes principais: moluscos e crustáceos. São moluscos, ostras, mexilhões, vieiras, mariscos, vôngoles, polvos e lulas. Já os crustáceos são eles, lagostas, lagostins, siris, caranguejos e camarões.

Excelentes fontes de ômega 3, que são gorduras que trazem benefícios à saúde, como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, normalização dos níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea, os frutos do mar atuam também no sistema imunológico. São ricos em vitaminas do complexo A, B, D e E e sais minerais como cálcio, iodo, potássio e zinco. Por outro lado, são fontes de colesterol e sódio e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

Por ser muito suscetíveis a deterioração e contaminação, os frutos do mar

devem ser preparados no mesmo dia em que se compra. E no momento da compra, a principal preocupação deve ser se está fresco ou as condições em que foi congelado. Com exceção dos caranguejos e camarões, eles devem ter cheiro característico, ou seja, cheiro de água salgada e maresia.

Utilizados em pratos simples e sofisticados, os frutos do mar predominam na culinária nordestina e oriental, podendo ser saboreados nos melhores restaurantes do país ou mesmo em barracas de praia. Na moqueca, fritada, casquinha ou caldinho, essa iguaria tem sabor incomparável. Por isso, os amantes da iguaria vão gostar da combinação que separamos para o passo a passo dessa semana.

A receita que hoje iremos ensinar promete arrancar elogios de seus familiares e amigos. A Paella faz parte de um cardápio requintado, com ingredientes variados e típicos para ocasiões especiais. E o melhor de tudo é que você não precisa ser nenhuma expert na cozinha para preparar esse prato típico da Espanha. Basta seguir corretamente o modo de preparo. Sucesso!

Receita da Semana

foto mariscada

Paella de Frutos do Mar

INGREDIENTES

*8 colheres de azeite extra virgem *1 cebola média picada *1/2 cabeça de alho picado *200 g de peito de frango em cubos *4 camarões rosa *200 g de lula cortada em anéis *1 pimentão verde e 1 vermelho cortados em tiras *200 g de polvo cozido *8 mexilhões abertos *4 camarões-pistola *4 lagostins para decorar o prato *Cebolinha verde picada *400 g de arroz parboilizado *1 pitada de açafrão *1 cálice de vinho branco *800 ml de caldo de peixe.

MODO DE PREPARO

1. Coloque o azeite na frigideira que já está quente. Depois jogue a cebola e o alho para dourar. Mexa um pouco e acrescente as tiras de pimentão.

2. Em seguida, coloque os cubos de frango cru e não temperado. Adicione a lula crua e depois os pedaços de polvo já cozido.

3. Coloque também uma colher de sopa rasa de sal. Para dar mais um gostinho, rale um pouco de pimenta-do-reino sobre a paella e despeje o arroz.

Mexa levemente para misturar bem os ingredientes.

4. No final, coloque uma pitada de açafrão, o vinho branco e o caldo de peixe.

Mexa devagar e tampe a panela para cozinhar.

5. Quando a paella estiver borbulhando, pronta, é hora de decorar. Comece pelos lagostins, que são pré-cozidos. Continue com os camarões-pistola (grelhados antes) e depois os mexilhões cozidos dentro da casca. Não se esqueça de espalhar a cebolinha verde.

Harmonização

vinho inf

Este rosado é bastante saboroso e cativante. Trata-se de um vinho elaborado com as uvas Tempranillo e Cabernet Franc, na Espanha, pela família Martinez Bujanda. Fresco e repleto de notas de frutas vermelhas, esse vinho de corpo médio é ótimo para acompanhar Paella. Também combina com saladas, entradas, peixes, aves e embutidos. Temperatura de serviço indicada de 7 a 9ºC.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image