Panetone: mais sabor

Tradicional pão natalino ganhou novas e irresistíveis versões doces e salgadas, além das frutas cristalizadas

foto principal 1

O Panetone também dar um toque na decoração da mesa

Natal é tempo de festas, alegria, Papai Noel, ceia e panetones.

Todo o ano, o pão doce feito de frutas cristalizadas envoltas em uma massa leve e de aroma cítrico toma conta das prateleiras dos supermercados, padarias e doçarias. São diversas embalagens decoradas, uma mais atrativa do que a outra.

Símbolo gastronômico mais tradicional do Natal, o panetone se reinventa a cada ano. Além do pioneiro ?frutas cristalizadas com uva passa?, o mercado traz versões suculentas como chocolate com brigadeirão, os recheados com trufas de vários sabores e ainda coberto com chocolate. E quem não quer sair da dieta não precisa se preocupar, agora tem também várias versões light ? a dica é ficar de olho nos rótulos (tipo de fermentação e nas gorduras utilizadas). Para as crianças, o que chama atenção são as surpresas que acompanham as embalagens de algumas marcas.

Para quem gosta de cozinhar, se quiser pode fazer o seu próprio panetone em casa. Além da massa tradicional, é possível inovar trocando as passas e frutas cristalizadas por gotas de chocolate ou nozes. E ainda pode rechear com sorvete, frutas frescas, trufas, frutas vermelhas e pudim. Os panetones salgados também são saborosos e podem ser preparados nas versões de queijo, tomate seco com mussarela de búfala, pizza e peito de peru.

Mas aqui vamos mostrar como decorar e rechear um panetone comprado pronto, para fazer uma sobremesa ou um presente de Natal rápido e fácil. O Panetone com brigadeiro leva recheio e cobertura de leite condensado e decoração de bolinhas de chocolate. Anote e faça conforme sua criatividade pedir. Boa sorte!

Receita da Semana

PANETONE COM BRIGADEIRO

foto receita

INGREDIENTES

*2 latas de leite condensado
*2 colheres (sopa) de margarina
*1/4 xícara (chá) de leite
*3 colheres (sopa) de chocolate em pó
*Chocolate granulado ou raspas de chocolate ao leite
*1 chocotone pronto de 500 g

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a aparecer o fundo da panela. Deve ficar um pouco mais mole do que o ponto de enrolar. Deixe esfriar.

2. Corte o chocotone em cinco discos. Coloque uma camada de brigadeiro sobre cada disco. Reserve um pouco de brigadeiro.

3. Leve o panetone recheado à geladeira até o recheio firmar. Depois de gelado, sobre a tampa espalhe o brigadeiro reservado deixando cair um pouco dos lados (fica bonito e ainda mais saboroso).

4. Decore com chocolate granulado ou raspas de chocolate ao leite.

Calorias: 414 por porção
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)

UM VERDADEIRO ENCANTO , ATÉ A PRÓXIMA …

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image