A suave panna cotta
Sobremesa tradicional italiana, cada vez mais ela vem fazendo sucesso nos cardápios paulistanos


doce de amora
Sobremesa típica Italiana, da região do Piemonte, a panna cotta é muito saborosa e de incontáveis variedades. Semelhante e de mesma base que os pudins e sobremesas como o Manjar Branco, é feito com creme de leite fresco, açúcar e gelatina. Pode ser acompanhado ou aromatizado com baunilha, limão, cítricos, frutas vermelhas, geleias enfim, com quase tudo que se pode imaginar.

Sua textura muito leve aguça paladares delicados e exigentes – a panna cotta é uma das sobremesas mais leves da confeitaria. O termo em italiano significa literalmente ?nata cozida?. Mas hoje em dia utilizamos creme de leite fresco no lugar da nata. É claro que você pode utilizar a antiga versão.

Esta delícia geralmente é feita com os ingredientes acima, entretanto pode-se acrescentar outros ou fazer substituições para enriquecer o preparo. Em alguns lugares da Itália a receita já aparece, por exemplo, com a adição de rum ou de marsala, um tipo de vinho fortificado siciliano do mesmo tipo do vinho do porto.

No Brasil, a panna cotta vem ganhando força entre os grandes chefs como uma base de preparo para outras receitas, sem ferir sua origem. Uma forma diferente de servi-la é acompanhada de uma bela colherada de doce de leite, dando um toque mineiro ao preparo. Mas é em São Paulo que ela ganha espaço nos cardápios dos restaurantes mais conceituados. Lá, as melhores casas gastronômicas oferecem a iguaria no cardápio.

Seu preparo é simples, rápido e o resultado é uma sobremesa deliciosa que cai bem com pratos à base de carnes e, principalmente, massas. É claro que você pode criar alternativas para servi-la como acompanhamento de pratos principais que agradem seu paladar, até porque a panna cotta é versátil e de sabor não muito acentuado.

De qualquer modo, com alterações ou seguindo a receita tradicional, teremos sempre uma excelente sobremesa que irá nos presentear com os encantos da bela Itália. Se quiser saborear uma das versões, sugiro tentar essa receita aqui. Vale muito a pena!

Receita da Semana
panna de limão

Panna Cotta de limão e calda de furtas vermelhas

INGREDIENTES

Sobremesa – *1/2 xícara (chá) de açúcar *1/4 xícara (chá) de água *1 envelope de gelatina em pó sem sabor *2 1/2 xícara (chá) de creme de leite *2 1/2 xícara(chá) de leite integral *2 colher (chá) de pasta ou essência de baunilha *raspas de 1/4 de limão siciliano

Calda – *1 xícara (chá) cheia de açúcar *100 gr de cada uma dessas frutas congeladas (amora, morango e framboesa) *suco de 2 limões tahiti

MODO DE PREPARO

1. Sobremesa – Numa panela ponha o leite, creme de leite, açúcar e a pasta ou essência de baunilha. Leve ao fogo e mexa até dissolver o açúcar, sem deixar ferver.

2. Dissolva a gelatina em outra tigela com 1/4 de xícara de água.

3. Retire a panela do creme de leite do fogo, coloque a gelatina completamente diluída e por último, as raspas de limão. Misture bastante.

4. Transfira a panna cotta para uma tigela grande e leve à geladeira até endurecer completamente.

5. Calda – Numa panela, ponha as frutas e o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe ferver por uma hora ou mais, até que as frutas desmanchem e a calda fique consistente. Mexa quando preciso. Quando atingir o ponto, desligue o fogo, esprema o suco de limão e misture. Aguarde esfriar e ponha sobre a panna cotta.

6. Se desejar, prepare o doce em potinhos individuais: o rendimento é de 15 porções.

Harmonização

vinho tinto branco
A emblemática casta Grechetto normalmente origina vinhos bastante leves e delicados, mas Lungarotti vinifica este saboroso branco com ótima concentração e profundidade. Produzido na tália, em vinhedos próprios selecionados na região da Umbria. Fresco e repleto de notas aromáticas, além de um bom parceiro para pratos de inspiração asiática, é um dos raros vinhos que combina muito bem com sopas. É indicado também como aperitivo e para acompanhar massas, risotos, peixes, frutos do mar, quiches, vegetais e comidas picantes.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image