Panqueca a qualquer hora do dia

Do café da amanhã ao jantar, a iguaria ganha diferentes versões e sabores

principal

No Brasil, a panqueca ganha o posto de prato principal.

Panquecas para os brasileiros, pancake para os norte-americanos e crepe para os franceses. Muitas culturas preparam essa massa fina em forma de disco, feita basicamente de farinha, ovos e leite. Nos Estados Unidos, elas são apreciadas no café da manhã. No Brasil, ganham status de prato principal no almoço ou jantar. Entre os russos, a massa leva o nome de blinis. Fazem-na bem pequena para ser apreciada com creme azedo no chá da tarde. E os franceses… Bem, os franceses consomem crepes em qualquer hora do dia. Embora semelhantes, esses preparos guardam sutis diferenças.

Espécie de pão achatado e redondo, panquecas e crepes estão entre as receitas mais antigas de que se tem notícia. Há indícios de que desde a Idade Média os crepes mantêm a mesma forma simples e rápida de preparação. Na prática, o crepe leva mais ovos e menos farinha do que a sua prima-irmã, a panqueca. Portanto, a massa se torna mais aerada e mais fininha, sendo pincelada geralmente com manteiga.

Mas voltemos as panquecas. Por aqui, os discos de panquecas, fritos com um fio de óleo na frigideira, recebem recheios elaborados e depois são enroladinhas, servidas com ou sem molho. As de recheios salgados, como frango e carne moída, são as mais populares e aparecem em restaurantes dos mais variados perfis, dos simples aos descolados.

Além de ser super prática de se fazer, o valor nutritivo da iguaria varia conforme os ingredientes que serão usados para que seja feita, como por exemplo, a panqueca de ?aveia com frango e milho? se for usado azeite de oliva no lugar de óleo e água no lugar de leite, seu valor nutritivo e calórico por porção é de 190 calorias. Essa é uma panqueca boa para quem quer fazer uma dieta leve e estar bem alimentada.

Certo, comer panqueca doce no café da manhã não é muito comum por aqui, mas acredite, essa receita é tão fácil e gostosa que merece entrar no seu cardápio, pelo menos no final de semana, por isso segue aí a nossa dica.

Receita da Semana

Panqueca Americana

receita

INGREDIENTES

*1 xícara de farinha de trigo

*3 colheres (sopa) de açúcar

*½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

*½ colher (chá) de fermento em pó

*½ colher (chá) de sal

*1 ½ xícara de iogurte natural

*1 ovo

*3 colheres (sopa) de manteiga derretida

*2 colheres (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

1. Misture a farinha com o açúcar, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal, reserve.

2. Em uma vasilha, coloque o iogurte, o ovo, a manteiga derretida, a baunilha e misture bem. Acrescente a mistura dos ingredientes secos e misture. Reserve a massa por alguns minutos.

3. Coloque algumas gotas de óleo em uma frigideira e espalhe bem com um papel toalha. Esquente a frigideira antes de começar a fazer as panquecas.

4. Coloque ¼ de xícara de massa na frigideira e espalhe um pouco, mas não muito, pois a panqueca deve ficar um pouco espessa. Cozinhe por uns 2 minutos de cada lado. O segredo é cozinhá-las de forma lenta em fogo baixo, para que cozinhe por completo. Repita a operação para o restante da massa.

5. Depois de pronto, sirva acompanhado de frutas, mel ou xarope de maple (conhecido também por xarope de ácer)

Harmonização

unnamed

Vallontano Chardonnay 2013, vinho branco seco, produzido no Brasil.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image