No Brasil, panqueca é prato principal.

Enroladinha e recheada na versão brasileira, no café da manhã dos americanos ela é indispensável.

foto principal

As panquecas americanas são doces e bem grossas, não salgadas e fininhas como as panquecas brasileiras. São servidas no café da manhã.

Se você acha que panqueca é simplesmente uma massa fina com recheio e molho por cima, saiba que está perdendo a chance de se deliciar com uma gostosura que aceita inúmeras variações de sabores, inclusive opções doces. Espécie de pão achatado e redondo, panquecas e crepes estão entre as receitas mais antigas de que se tem notícia. Há cerca de 10 000 mil anos já se cozinhavam bolas de cereais em pedras quentes.

Muitas culturas preparam a massa em forma de disco basicamente de farinha, ovos e leite. Nos Estados Unidos, as ?pancake? são consumidas abertas com mel ou chocolate no café da manhã. Outro que vê a gostosura com bons olhos e bom estômago é o francês, que o chama de crepe, normalmente degustado como sobremesa ou lanche. Porém, no Brasil, as panquecas têm sabores salgados, formato diferente e ganham status de prato principal no almoço ou jantar. Mas, claro, como criatividade é o que não falta aos brasileiros, ainda têm as receitinhas doces.

Apesar da origem antiga, reivindicada por diferentes países, as panquecas estão sempre em alta graças à capacidade de se renovar, incorporando novos ingredientes. No Brasil, elas ganharam inúmeras opções de recheio, molhos e no caso das doces até caldas e sorvetes. Exatamente por isso, conseguimos o prodígio de surpreender, mesmo depois de tantos séculos em cartaz. Aqui costumamos rechear a iguaria com carnes, frango, legumes brócolis, quatro queijos, ostra defumada, bacalhau, peito de peru, camarão, doce de leite, brigadeiro e o que sua criatividade permitir. Portanto, seja no café da manhã, almoço ou jantar, a iguaria é muito apreciada e deixa todos com água na boca.

Apresentamos, nesta edição, uma receita clássica: Panqueca com recheio de espinafre, atum e azeitonas. Nutritiva, leve e prática de fazer, ela cai bem para quem busca saúde e sabor. Então, o que você está esperando? Mãos a obra, ou melhor, mãos na massa!

Receita da Semana

Panqueca com recheio de espinafre, atum e azeitonas

foto receita

INGREDIENTES

Massa:

*1/2 Xícara leite

*1 ovo

*1/2 xícara farinha de trigo

*1 sachê de tempero

Recheio:

*1 colher (sopa) farinha de trigo

*2 colher (sopa) água

*2 colher (sopa) óleo

*2 xícara de espinafre picado

*1 lata atum em água, escorrido

*6 azeitonas verdes picadas

Molho:

*1 colher (sopa) óleo

*6 tomates grandes maduros, sem pele e sem sementes, picados

*1 sachê de tempero

MODO DE PREPARO

1. Massa: Bata no liquidificador o leite, o ovo, a farinha e tempero por 2 minutos ou até obter uma massa levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Unte e aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque uma porção da massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e continue a operação até terminar a massa. Reserve.

2. Recheio: *Dissolva a farinha na água e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o espinafre até murchar, junte a farinha dissolvida e misture até engrossar. Acrescente o atum e as azeitonas e misture.

3. Montagem: Distribua um pouco de recheio em cada disco de massa e enrole como rocambole

4. Molho: Em uma panela, aqueço o óleo em fogo médio e refogue os tomates por 5 minutos. Polvilhe o tempero e misture até ficar homogêneo. Arrume as panquecas em uma travessa e cubra com o molho de tomate. Sirva em seguida.

Harmonização

Vinho

Santa Alvara Cabernet Sauvignon, tinto seco da Casa Lapostolle, no Chile

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Até mais,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image