Patês a qualquer hora do dia

Servidos com canudinhos, torradas ou pães, eles são ótimas opções de entradas, petiscos e lanches.

foto principal

No máximo, em 30 minutos prepara-se um patê delicioso

Vai receber os amigos em casa e não teve tempo de pensar no que servir para eles? Não se desespere: pense em coisas práticas e saborosas. Se pensou em patê, pensou certo. Nada combina mais do que torradinhas crocantes com um patê bem temperadinho, não é mesmo? Além disso, é rapidinho de preparar, gostoso e agrada a gregos e troianos.

Pela origem da palavra francesa, patê é uma carne triturada e cozida dentro de uma massa ? geralmente, um pão. Conta-se que o alimento surgiu na Antigüidade para ajudar aos nobres com dificuldades em mastigar e popularizou-se a partir da Idade Média, quando a invenção do açúcar fez com que os problemas dentários proliferassem. Mas foi com a produção do foie gras ? feito com fígado de ganso ?, no Sudoeste da França, que a iguaria ficou mundialmente conhecida.

No Brasil, é costume oferecer o preparo em festas sociais. Mas a verdade é que o canapé pode ser servido em qualquer ocasião: com os amigos em casa, na praia, no clube, no lanche da tarde e até antes do jantar, como entrada. E é aí que começa uma deliciosa viagem gastronômica, pois são inúmeras as opções, inclusive com interpretações bem diferentes da receita original. Entre as possibilidades, estão os de azeitona, grão de bico, funghi, pesto, camarão, frango, alho, cebola, tomate seco, ervas, queijos, salmão, atum, berinjela e o que você imaginar.

Aqui passamos uma opção de patê para acompanhar torradas e pãezinhos: Patê de berinjela, uma receita simples que pode acompanhar uma torrada ou fazer parte de um lanche natural! Super facil de fazer. Experimente!

Receita da Semana

Patê de berinjela

pate berinjela3

INGREDIENTES

* 3 berinjelas grandes

*3 colheres (sopa) de vinagre

*1/4 de xícara (chá) de azeite

*1 cebola picada

*3 dentes de alho picados

*1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas

*Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

1. Descasque e corte as berinjelas em cubos. Coloque de molho na água com o vinagre durante 3 minutos. Escorra e esprema bem.

2. Em uma frigideira grande, aqueça três colheres de azeite, doure a cebola e o alho. Ponha a berinjela e refogue durante 2 minutos.

3. No liquidificador, bata o refogado de berinjela, o restante do azeite, a azeitona, o sal e a pimenta. Sirva com torradas ou pão italiano.

Dica: Você pode usar o patê como molho para salada de macarrão.

Rendimento: 6 porções

Hummmm…. gostaram?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image