Pavê no verão
De origem francesa, o doce gelado montado em camadas é uma tentação na estação mais quente do ano.

foto principal - pavê de abacaxi

O pavê é um dos doces mais apreciados no Brasil, especialmente em datas festivas

Doces são sempre bem-vindos, mas no verão os doces gelados são uma tentação. E para muitas pessoas pensar em sobremesa gelada vem logo à mente um pavê. Tem coisa mais gostosa? Leves e fresquinhos, eles são uma opção e tanto para os dias em que o calor não dá trégua.

Conhecidos e disputados desde os tempos da vovó, o ponto fraco da receita é a piadinha infame que sempre acompanha o doce: ?é pavê ou pá comê??. De origem francesa, o pavê é uma espécie de torta gelada que agrada aos mais diversos paladares. Há quem diga que o seu nome vem de ?piso? ou ?pavimento? porque o doce é montado em camadas.

Preparados em diversos sabores, eles são servidos em um refratário, taças, porções individuais ou desenformados. Tem como base biscoitos tipo champanhe ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores e caldas, além de um creme entre as camadas. Há também complementos variados, sendo os mais comuns os de chocolate e frutas frescas ou em calda.

Difícil alguém que não goste do pavê, pode-se até não gostar de determinado creme utilizado, mas é só escolher outro, combinar com diferentes ingredientes e montar as camadas. Fácil assim!

E para provar a sua praticidade, a coluna Gastronomia & Variedades traz uma receita especial desse doce gelado para você fazer sem suar muito e saborear o frescor dessa delícia. O ?Pavê olho de sogra? vai causar um verdadeiro frisson na sua mesa na hora da sobremesa. Aproveite o melhor do verão com essa receita prática de deliciosa!

Receita da Semana

Pavê de Abacaxi

foto receita - pavê de abacaxi

INGREDIENTES

Creme:

*1 lata de leite condensado

*2 gemas

*1 ½ lata de leite (use a lata de leite condensado para a medida)

*1 colher (chá) de essência de baunilha

*1 colher (sopa) cheia de amido de milho

Doce:

*½ xícara de açúcar

*1 abacaxi pequeno, descascado, picado e sem a parte dura

*1 colher (chá) de gengibre ralado

Cobertura:

*1 xícara (chá) de açúcar

*2 claras

*1 colher (sopa) de suco de limão

*½ xícara (chá) de água

Ingredientes para a montagem:

*1 pacote de biscoito tipo champagne e lascas de chocolate meio amargo para decorar

MODO DE PREPARO

1. Creme: Leve ao fogo todos os ingredientes para o creme, exceto a essência de baunilha, e mexa bem, até que o creme engrosse. Retire a mistura do fogo, acrescente a essência de baunilha e coloque o creme em um recipiente.

2. Doce: Coloque os ingredientes do doce em uma panela e leve ao fogo por 15 a 20 minutos, cuidando para que não seque muito. Reserve.

3. Cobertura: Misture bastante o açúcar e a água e leve ao fogo por 10 a 15 minutos, sem mexer, até que uma calda em ponto de fio se forme.Bata as claras em neve, com uma colher (sopa) de açúcar. Em seguida, despeje aos poucos a calda quente e o suco de limão, batendo até que fique morno.

4. Montagem: Coloque os biscoitos champagne sobre o creme, em seguida despeje o doce de abacaxi e finalize decorando com lascas de chocolate. Em seguida, leve o recipiente à geladeira, até a hora de servir a sobremesa.

Dica: Faça o pavê de um dia para o outro, para que ele fique mais tempo na geladeira.

Espero que tenham gostado, beijos e uma ótima semana a todos vocês queridos!!!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image