A versatilidade da laranja

Fonte de vitamina C, fruta pode ser consumida in natura ou em diferentes receitas

GetAttachment.jpg

Elas conservam-se em geladeira de uma a duas semanas e o seu período de safra é de setembro e janeiro.

Suculenta, vitaminada, ácida e doce. São algumas das características da laranja. A todas elas juntamos mais uma, a versatilidade. Das carnes às sobremesas, passando pelos peixes, aves e decoração, a dificuldade está na escolha do tipo.

Vários estados brasileiros dispõem de considerável produção de laranjas e demais frutos cítricos, destacando-se São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre os principais tipos produzidos, Baía, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Rubi, Seleta e Lima. Em todas as suas variedades, trata-se de uma das mais saudáveis frutas do pomar disponível para o consumo, fornecendo energia, carboidratos, fibras, proteínas, potássio e muita vitamina C. Além de nutritivas, possuem baixo valor calórico – 100gr da fruta fornece aproximadamente 50 calorias.

As variedades de laranjas Pêra, Seleta, Valência e Natal são aquelas encontradas durante todo o ano, em praticamente todas as feiras livres, mercados, quitandas e ambulantes pelo país afora. Essas laranjas, mais apropriadas para o aproveitamento do suco, também podem ser consumidas ao natural, combinando deliciosamente com alguns pratos salgados. As laranjas Baía e Baianinha, assim como as demais laranjas-de-umbigo, são mais adocicadas e melhores para o consumo in natura.

Democrática, as laranjas são comumente consumidas in natura, em sucos ou em preparações culinárias, como bolos, caldas, geleias, chás, compotas, licores e uma infinidade de outras sobremesas, como sorvetes, Brownie de laranja, pudins e o glamouroso francês Crepe Suzette. Sua polpa é surpreendente também em pratos salgados, como molhos para aves, peixes e carne vermelha.

Para saborear sem culpa, indicamos um pavê de ganache de laranja: deliciosa combinação da fruta com chocolate branco. Além de econômica e simples de fazer, é uma receita que todo mundo gosta. Aproveite!

Receita da Semana

Pavê de ganache de laranja

foto receita

INGREDIENTES

*500 g de chocolate branco picado

*1 lata de creme de leite sem soro (reserve o soro)

*1 xícara (chá) de suco de laranja

*1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

*3 laranjas descascadas e cortadas em gomos

*1 pacote de biscoito champanhe

MODO DE PREPARO

1. Derreta o chocolate em banho maria. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, o suco e as raspas de laranja.

2. Umedeça os biscoitos no soro.

3. Em taças individuais ou em um refratário, alterne camadas de biscoitos, camadas de gomos de laranja e camadas de ganache. Leve a geladeira no mínimo 5 horas antes de servir. Decore com gomos e raspas de laranja.

Dica: Prepare esse pavê somente no dia em que irá consumir.

Preparo: Rápido (até 30 minutos)

Rendimento: 10 porções

Delicia não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image