Benefícios nutricionais da uva
Considerada uma das frutas mais saudáveis, ela é também saborosa

foto principal 1

A uva é uma das frutas mais popular por todo o mundo.

Difícil encontrar alguém que não goste de uva. Doce, suculenta e refrescante, a fruta é adorada mundialmente. No Brasil, os principais tipos de uva cultivados são: Itália, Benitaka, Moscatel, Thompson, Isabel, Rubi, Crimson, Red Globe e Brasil. Umas mais saborosas, outras nem tanto, porém todas nutritivas e com benefícios à saúde.

Rica em carboidratos, a uva fornece cerca de 17 gramas do nutriente a cada 100 gramas da fruta. A mesma porção de uva contém aproximadamente 0,9 g de fibras e pouco mais de 0,5 g de proteínas. Outros nutrientes encontrados em boa quantidade na uva são o magnésio, potássio, fósforo, cálcio, iodo, cobre e as vitaminas C e do complexo B. Especialmente a roxa contém substância antioxidante – o flavonoide, que impede a oxidação do colesterol e o desenvolvimento de aterosclerose. Além disso, possui a substância resveratrol que previne doenças cardiovasculares.

Embora as uvas não sejam calóricas, elas possuem um valor energético mais alto que a maioria das frutas. Com 69 calorias em uma porção de 100 g, as calorias da uva chegam a ser quase 20% a mais que as da pera, por exemplo. A dica para aproveitar todos os benefícios da fruta sem engordar é consumir no máximo uma porção por vez, o que equivale a 120 gramas ou um cacho de tamanho médio.

A uva é um ingrediente especial na culinária. Podermos consumi-la in natura ou em doces, sucos, saladas de frutas, xarope, vinhos, vinagre, geleias e até como ingrediente de receitas salgadas. Por causa de seu sabor delicado, sua maior função dentro da gastronomia é na composição de sobremesas. Que o diga a nossa sugestão dessa semana: Pavê de Uvas. Nesta receita, as uvas verdes dão um toque especial, tornando o prato ainda mais saboroso. E a mistura com chocolate é perfeita. Experimente!

Receita da Semana

PAVÊ DE UVA

foto receita

INGREDIENTES

*01 cacho de uva Itália

*02 latas de leite condensado

*02 latas de leite de vaca

*02 colheres (sopa) de amido de milho

*04 gemas de ovos

*02 barras de chocolate meio amargo

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela despeje o leite condensado e o leite de vaca. Em seguida, mexa o amido de milho nas gemas para dissolver. Feito isso, misture tudo e leve ao fogo mexendo até virar um creme.

2. Depois que o creme estiver pronto despeje num refratário e leve para gelar.

3. Quando estiver frio, coloque as uvas, que já estão sem sementes e cortadas ao meio. Faça uma camada com a fruta sobre o creme que já está gelado e reserve.

4. Derreta o chocolate em banho-maria e misture com duas colheres de leite. Depois de pronto, jogue por cima do creme e das uvas.

Essa dica é deliciosa par ao fim de semana não é mesmo?! Espero que gostem… Beijos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image