Peixe: tradição à mesa

Carne saudável e deliciosa, e seus pratos são muitas vezes fáceis e rápidos de se preparar

foto principal

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da vocação cristã. Esse hábito é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma devoção típica do tempo de quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas e segue até o Domingo de Páscoa. Nutricionalmente, o consumo desse alimento é muito saudável e deveria fazer parte do hábito diário de todos.

A carne branca, a textura macia, o cheiro característico e o sabor único fazem do peixe um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, ensopado ou grelhado. Mas os atrativos não param por aí, inúmeros são os benefícios que ele oferece à alimentação, por isso, seu consumo é recomendado por nutricionistas, ao menos uma vez por semana.

De modo geral, os peixes têm menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas. Entre as espécies mais magras, pescada, bacalhau, linguado, namorado, robalo, dourado e lambari. Os mais gordos são atum, sardinha, tainha, salmão, pirarucu, traíra e tucunaré. Todos possuem boas fontes de vitaminas e minerais como o ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Contém também o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração.

Preparar peixes pode parecer difícil, mas não é. O processo de limpeza, que geralmente assusta e enoja, é muito rápido se feito com atenção e cuidado. Para limpar, faça um corte na região abdominal e retire as vísceras do animal e a espinha. Lave com cuidado o interior dele em água corrente. Se você vai comer o peixe com a pele é necessário retirar as barbatanas e as escamas. Com o auxílio de uma tesoura, corte as mesmas bem rente à pele. Depois, retire as escamas pressionando a faca em movimentos do rabo em direção à cabeça.

Depois dessas dicas, você não tem mais desculpas para não cozinhar peixe. Dê um tempo na carne vermelha e prepare um belo peixe ao forno para o almoço ou jantar. Acompanhado de legumes refogados, arroz branco e uma saladinha? Hummm! Será uma refeição especial. Siga as instruções e depois conte pra gente o resultado. Boa sorte!

Legenda: O peixe tem baixo valor calórico e alto valor nutricional. É a carne mais saudável que existe.

Receita da Semana

Peixe assado no forno

foto receita peixe

INGREDIENTES

*1 peixe de 3kg (pode ser dourado, badejo, vermelho)

*300ml de vinho branco seco

*1 vidro de leite de coco

*1 xícara (chá) de azeite

*Sal a gosto

*1 cebola grande

*5 dentes de alho grande

*2 tomates

*1 pimentão

*Pimenta-do-reino e cominho a gosto

*1 maço de cebolinha verde

*1 maço de coentro

MODO DE PREPARO

1. Limpe o peixe pelas guelras (sem abrir a barriga), lave sem passar limão e reserve num recipiente que vai ao forno.
2. Bata no liquidificador todos os outros ingredientes que dará um molho e cubra o peixe com a mistura. Deixe marinar por 2 horas.
3. Depois cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos para cozinhar. Retire o papel e deixe dourar. Lembrando de ir jogando o molho por cima do peixe para criar uma crostazinha.
4. Servir o peixe com a batata gratinada, arroz e um bom vinho.

Harmonização

Vinho

Carmen, vinho branco seco, produzido no Chile com uva 100% Chardonnay

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image