Mundial do Macarrão

Celebrado no próximo sábado, 25, alimento consagra o Brasil como o terceiro maior consumidor no mundo

foto principal

O macarrão é nutritivo, se combinado com legumes e verduras, por exemplo.

Difícil encontrar quem não goste de macarrão. Não tem nada na despensa, faz o quê? Macarrão. A preferência mundial pelas massas já foi até comprovada em pesquisa. Não por acaso, o alimento é sucesso não apenas no dia-a-dia dos brasileiros, mas também em praticamente todos os países do mundo. Celebrado no dia 25 de outubro, o Dia do Macarrão é lembrado com muita festa em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, China, Alemanha, Venezuela, Brasil e Itália, claro. A data foi criada por fabricantes do produto, em 1995, durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma. Mas, apesar de o País da bota ser referência quando o assunto é massa, a origem do macarrão é chinesa.

O macarrão tem diferentes versões e modos de preparo. A versatilidade das receitas é uma das principais razões que fazem da massa um dos alimentos mais populares no cardápio. Somente os brasileiros consomem anualmente um milhão de toneladas de macarrão, consagrando o Brasil como o terceiro maior consumidor do produto no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e, como já era de se imaginar, da Itália. São mais de 500 variedades de tipos e formatos de macarrão, dentre eles sêmola, comum, caseiro, grano duro, massa integral, massa fresca e massa alimentícia instantânea. Eles são apresentados de várias formas, entre os mais conhecidos, fusilli, spaghetti, penne, cappelli dangelo, farfalle, linguine, rigatoni e fettuccine.

Para prepará-lo é necessário alguns cuidados, como a quantidade de água e o tempo de fervura. A utilização correta dos molhos também é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um bom prato à base de massa. Um molho pode deixar seu prato maravilhoso, mas também comprometê-lo seriamente. Antes de prepará-lo, não deixe de olhar as melhores opções de massas, o sucesso da sua receita também depende disso.

Para comemorar a data, a coluna selecionou uma receita com o ingrediente, que é tradição no cardápio de domingo. A dica é um penne com berinjela e manjericão. Depois de pronto, abra um excelente vinho tinto. Buon appetito!

Receita da Semana

Penne com Berinjela e Manjericão

foto receita 1

INGREDIENTES

*1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão

*1/2 xícara(chá) de azeite de oliva

*1colher (sopa) de queijo parmesão ralado

*2 colheres (sopa) de cebola picadinha

*2 dentes de alho picadinho

*2 colheres(sopa) de óleo

*2 berinjelas em cubos

*Sal a gosto

*2 tomates (sem pele e sementes) em cubos

*150g de mussarela em cubos

*500g de massa de Tortilhone cozido ?al dente?

MODO DE PREPARO

1. Bata no liquidificador o manjericão com o azeite e parmesão. Reserve.
2. Doure a cebola e o alho no óleo. Junte a berinjela, o sal e refogue um pouco.
3. Retire a berinjela, acrescente o tomate, o sal e refogue rapidamente. Junte a berinjela, a mussarela e o Tortilhone, mexendo com cuidado.
4. Passe para uma travessa e misture o manjericão batido. Sirva a seguir.

Delicia de massa não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image