Gorgonzola: Sabor da Itália

Macio, suavemente salgado e picante, o queijo pode ser consumido como aperitivo ou fazer parte de uma receita

gorgonzola

Picante ou do tipo cremoso, mais conhecido como doce, o gorgonzola não deixa ninguém indiferente. É amado ou odiado pelo seu gosto e cheiro fortes. Conhecido como o queijo mais antigo do mundo suas primeiras referências datam-se no século 10. Original de Gorgonzola, uma pequena cidade italiana, a 20 Km de Milão onde a abundacia de leite e a riqueza de fungos das cavernas da região foram os pontos fundamentais para a criação deste tão aprecisado queijo.

Gorgonzola é um queijo azul, preparado à base de leite de vaca, prensado, curado e gorduroso. Assim como o Roquefort, no processo de maturação injetam-se fungos selecionados, que lhe dá seu sabor característico. Esses fungos não são prejudiciais à saúde. São eles que formam as veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. A maturação dura no mínimo dois meses para a variedade doce e mais de três meses para o tipo picante.

Reconhecido pela Comunidade Européia, o queijo gorgonzola entrou para a lista de produtos DOP (denominação de origem protegida). Há pelo menos dois séculos não é mais produzido na cidade de origem. Considerado um dos queijos mais sofisticados do mundo, seu crescimento no Brasil vem evoluindo ano a ano, enobrecendo os mais diversos chefs.

Muito popular como aperitivo, o queijo gorgonzola é também indicado como ingrediente para molhos, inclusive o de quatro queijos, podendo ser usado em pizzas, risotos, polentas, saladas e massas dos mais variados tipos. Pode ainda ser consumido com mel, geleias, frutas secas e doces, além ser ideal no recheio de tortas ou em pastas para canapés. Combina com vinhos tintos robustos e deve ser conservado em papel alumínio, após a remoção da crosta.

Veja a seguir todos os passos de uma receita selecionada por nós: Pêra com Mel e Gorgonzola. É uma entrada prática e muito saborosa. Experimente!


Receita da Semana

PÊRA

Pêra com Mel e Gorgonzola

INGREDIENTES

*1kg de pêra cortada ao meio sem miolo * 500ml de água *1 colher (sopa) de suco de limão *½ xícara (chá) de mel *1/4 de xícara (chá) de suco de laranja
*1/4 de xícara (chá) de gorgonzola *1 colher (sopa) de cream cheese *Salsinha crespa

MODO DE PREPARO

1. Lavar bem e cortar a pêra ao meio (deixar o cabo). Com auxílio de uma colher de chá retirar uma parte do miolo. Deixar a pêra na água com suco de limão até finalizar a operação.

2. Em uma vasilha colocar o mel e incorporar o suco de laranja até homogeneizar.

3. Em uma fôrma colocar a pêra com a pele para baixo e pincelar com o mel.

Levar a pêra ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos. Desligar e deixar a pêra murchar no forno fechado por +/- 15 minutos.

4. Em uma vasilha colocar o gorgonzola e o cream cheese. Misturar até homogeneizar.

5. Retirar a pêra do forno, pincelar novamente com mel e rechear com gorgonzola. Levar ao forno pré-aquecido 180ºC por mais 3 minutos.

Dispor a pêra assada em um prato e decorar com salsinha.

Harmonização

vinho TINTO

Saboroso e frutado, este Cabernet Sauvignon é elaborado pelas competentes mãos de Viña Montes, na região do Chile. Mostra boa estrutura e bouquet cativante. Na produção filtração leve antes do engarrafamento e nenhuma passagem em barrica. De corpo médio, combina com carnes, massas com molhos concentrados e queijo gorgonzola. Temperatura de serviço indicada é de 16 a 18ºC. Teor alcoólico de 14%.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image