Benefícios da pêra
Fruta é indicada para uma dieta saudável por possuir nutrientes, sais minerais e fibras.

foto principal 1

Em pedaços ou inteira na forma arredonda, a pêra pode ser ingrediente de receitas doces e salgadas

A forma arredondada, o aroma suava e inconfundível, a textura entre o firme e o suculento são um convite natural para saborear a pêra. Artistas plásticos têm associado suas curvas à silhueta da mulher. Antiquíssima, essa fruta é apreciada em todo o mundo.

No tempo dos romanos já eram classificadas quarenta variedades, algumas originárias da Ásia e outras de países europeus, principalmente Inglaterra, Portugal e França. Hoje existem mais de três mil tipos de pêra. Em geral, diferenciam-se por formato, cor, tamanho, sabor, aroma e casca.

Na hora da compra, não escolha as frutas que apresentam casca muito dura. Isso indica que foram colhidas antes do tempo e logo adquirirão consistência esfarelada, além da falta de sabor.

O ideal é saboreá-la no ponto, ou seja, madura, mas nem tanto. Considera-se que, quando passada, ela perca aproximadamente três quartos do valor nutritivo. Sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro são os principais sais minerais encontrados na fruta, que também é fonte importante de vitamina C. Mas a quantidade de fibras é a virtude mais elogiada da pêra. Além de diurética, ela é indicada no tratamento da prisão de ventre e da doença diverticular do intestino.

Como sobremesa, a pêra fica muito saborosa quando cozida, acompanhada de caldas ou cremes ? de chocolate, baunilha, vinho tinto e outras frutas ?, servidos quentes ou gelados. Pode também ser usada na preparação de compostas, tortas, mousses e geleias. Em pratos salgados, a fruta costuma aparecer em saladas, maioneses e risotos. Também faz um casamento perfeito com queijos de sabor acentuado, como provolone, Brie, gorgonzola e camembert.

A seguir, sugerimos uma deliciosa sobremesa com essa fruta: Pera pochê com molho de chocolate. Prática de fazer, saborosa e sofisticada, ela fará sucesso em qualquer ocasião. Sucesso no preparo!

Receita da Semana

PERA POCHÊ COM MOLHO DE CHOCOLATE

foto receita 1

INGREDIENTES

Pochê:

*4 peras descascadas

*5 xícaras de água

*1 xícara de suco de laranja

*2 colheres (sopa) de suco de limão

*¾ de xícara de açúcar

*2 canelas em pau 6 cravos

*1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja

Molho chocolate:

*60 g de chocolate meio amargo em pedaços

*¼ de xícara de creme de leite fresco

*1 colher (chá) de mel lascas de amêndoas (opcional)

MODO DE PREPARO

1.Pochê: em uma panela, coloque a água, o suco de laranja e de limão, o açúcar e leve ao fogo. Quando começar a ferver adicione as canelas, os cravos, as raspas da casca da laranja e ferva por uns 7 minutos em fogo bem baixo. Adicione as peras e cozinhe por 20 minutos, ou até que elas estejam macias, mas não deixe muito tempo para que as peras não se desmanchem. Se elas forem maduras, estarão prontas em menos tempo. Retire as peras com uma escumadeira e reserve.

2.Molho: em uma panela, aqueça o creme de leite. Retire a panela do fogo e misture o chocolate em pedaços pequenos até estar totalmente derretido e incorporado ao creme de leite. Acrescente o mel e misture bem.

3.Montagem: divida o molho de chocolate sobre as peras, salpique com as lascas de amêndoas e sirva.

Bom apetite meus queridos. Até a próxima semana!

Beijos,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image