Como fazer peru de Natal

Presença certa na ceia natalina, quando bem preparado fica macio e suculento

foto principal

Como todo bom assado, o peru é feito em etapas e leva mais tempo que as outras receitas, mas o resultado vale a espera

Estrela da ceia de Natal, o peru é largamente consumido nesta época. Ao lado do bacalhau e do tender, é um dos pratos que lembra imediatamente este período festivo. Prepará-lo depende do gosto de cada um, podendo seguir as instruções da embalagem e molhos prontos ou criar sua própria receita.

Importada dos norte-americanos, onde é tradição comê-lo no Dia de Ação de Graças nos EUA, o peru é especialmente apreciado por ser tenro e saboroso quando corretamente preparado. Para isso, é preciso algumas técnicas e um pouco de pasciência.

Para deixar a carne gostosa, úmida e crocante não é difícil. O pulo do gato é levar a peça ao forno quando ele estiver bem quente (180 a 200 graus). Heloísa Bacellar, do paulistano Lá da Venda, também tem uma dica boa para o peru não ressecar. ?Antes de assar, levante com cuidado a pele do peito, espalhe um pouco de manteiga sobre a carne, algumas ervas e volte com a pele para o lugar?. A chef garante: ?A carne ficará ainda mais saborosa?.

Apesar de ser servido todo ano, o peru não precisa ser sempre o mesmo. Por isso, a Gastronomia & Variedades apresenta aqui uma receita bem detalhada de como preparar o prato principal para a Ceia de Natal. Antes de iniciar certifique-se de que estar em posse de todos os ingredientes. Este prato leva aproximadamente 60 minutos para ficar pronto e rende até 15 porções.

Com esta receita, preparada com ingredientes fáceis de ser encontrados em supermercados e delicatessens, sua ceia será o maior sucesso. Anote!

Receita da semana

Peru de Natal

foto receita

INGREDIENTES

*1 peru temperado congelado (cerca de 8kg)

*3 colheres (sopa) de margarina

*8 colheres (sopa) azeite

*1 embalagem de bacon em cubos (140g)

*3 cebolas grandes

*300 g de azeitonas verdes picadas

*1 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas picadas

*1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

*1 pimenta dedo de moça, picada

*4 xícaras (chá) de farinha de mandioca

*1 maço grande de cheiro-verde picado

*Sal

*2 colheres (sopa) de margarina

*1 xícara (chá) de champanhe ou vinho branco

MODO DE FAZER

1. Descongelando o peru: Sem tirá-lo da embalagem, o acomode em uma assadeira ou refratário grande e coloque na parte de baixo da geladeira por cerca de 72h.

2. Retire o saquinho com os miúdos e cozinhe a moela e o pescoço na água e no sal. Corte o fígado, o coração e também a moela cozida.Desfie a carne do pescoço e junte aos miúdos e reserve. Coloque o peru numa assadeira grande e prenda as asas e as coxas com palitos e fio dental depois cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (200 C) previamente aquecido durante 2h.

3. Retire o papel, besunte a ave a cada 30 minutos com a margarina e complete o cozimento até o termômetro pular (cerca de 2h20min). A assadeira nunca pode ficar totalmente seca, por isso, se precisar, acrescente 1 xícara (chá) de água.

4. Enquanto isso, aqueça o azeite e o bacon até que libere toda a sua gordura. Acrescente a cebola, refogue por alguns instantes, junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta, a farinha de mandioca, o cheiro-verde picado e o sal. Acrescente os miúdos reservados e misture bem.

Acomode o peru na travessa em que for servir e remova cuidadosamente os palitos e o fio dental.

MOLHO:

Leve a assadeira diretamente ao fogo, acrescente o champanhe e misture bem, raspando o fundo com uma colher de pau. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, passe para uma molheira e sirva em seguida, acompanhando o peru.

Delicia não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image