Cardápio de Domingo: Churrasco

Marca registrada dos brasileiros, o prato é uma das escolhas preferidas para o almoço em família do final de semana ou comemoração entre amigos

foto principal

Se for caprichar nos acompanhamentos compre, para cada adulto, 400 gramas de carnes sem osso

Churrasco é refeição das mais gostosas. Nada como reunir a família, os amigos e passar a tarde beliscando carnes e outros petiscos assados na brasa. Na varanda, à beira da piscina, no salão de festas do prédio, na laje. Apesar de o programa não ser exatamente prático, o trabalho compensa. Para ajudá-lo nessa tarefa, passamos aqui algumas dicas de como fazer a lista de compras e preparar uma carne saborosa.

Muitas vezes, até os que estão acostumados a comandar a churrasqueira compram carne demais ou cerveja de menos. O cálculo médio por pessoa não é complicado: para refeições com vários acompanhamentos, compre cerca de 500 gramas de carne para cada adulto e 200 gramas para cada criança convidada. Cortes com osso, como costela, devem ter a quantidade dobrada.

A conta do carvão também é simples: três sacos para cada dez pessoas, em média. Prefira o carvão de eucalipto. Além de segurar a brasa por mais tempo, são mais ecológicos. Para acender o fogo, use sempre álcool em gel. Evite produtos que gerem combustão e que sejam perigosos. No depósito de bebidas, pegue 20 latas de refrigerante para cada dez convidados e o dobro de cervejas. E lembre-se: o fogo deve ser aceso antes de os convidados chegarem.

A verdadeira carne bovina para churrasco é temperada apenas com sal grosso. Não use temperos porque eles tiram o gosto da carne. Além de temperar na medida certa, o sal grosso ajuda a selar a carne enquanto derrete sobre o fogo, evitando que ela perca muito suco e resseque por dentro.

Agora vamos às opções. Para agradar aos mais variados paladares, acrescente às carnes bovinas – como picanha, maminha e alcatra -, linguiça e frango, além de itens como queijo, salada, maionese, vinagrete, arroz, farofa, pão de alho e feijão tropeiro.

Confira a seguir nossa receita de ?Picanha Invertida?, para deixar seu churrasco ainda mais gostoso. Faça sol ou faça chuva.

Receita da Semana

PICANHA INVERTIDA

foto receita

INGREDIENTES

*1,5 kg de picanha

* 300gr de queijo Provolone

* 1 cálice de conhaque

* Quanto basta de sal grosso

* Mistura de tempero de carne (pronto ou preparado em casa)

MODO DE PREPARO

1.O primeiro passo é inverter a picanha. Faça uma abertura com a faca na carne, no sentido longitudinal, da parte mais grossa para a parte mais fina. Tome cuidado para não furá-la. Remova o excesso de gordura da carne (parte dura da gordura). Empurre a ponta da picanha para dentro e comece a puxar pela cavidade feita com a faca. O resultado final é a picanha invertida.

2. O próximo passo é rechear a picanha com o queijo provolone: retire a casca do queijo, corte em cubos e coloque dentro da carne.

3. Depois vem o tempero. Coloque o conhaque e a mistura do tempero (por dentro e por fora da peça). Se possível, feche a cavidade da picanha com cordão. Não há problemas se não fechar, só vai sair um pouco do recheio para a forma.

4. Cubra a carne com sal grosso. Leve a churrasqueira, por cerca de uma hora ou até atingir o ponto desejado.

*Serve de 3 a 4 pessoas.

Hum…. e então, vamos preparar um delicioso churrasco para a família esse fim de semana?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.

Filé mignon com cogumelos


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image