POLUIÇAO

A poluição atmosférica tornou-se o problema ambiental inimigo número um da saúde no mundo. Uma de cada oito mortes tem como causa a péssima qualidade do ar, revela um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado ontem (25).

or ano, a poluição atmosférica mata quase 7 milhões de pessoas, isso é praticamente a população de Hong Kong.

Segundo a OMS, mais da metade dos óbitos em 2012 (ano base do estudo) ocorreram pela exposição à chamada poluição interior, causada em grande parte pelo uso de madeira, carvão ou esterco como combustível para cozinhar.

Esta prática é ainda bastante comum em países pobres do sudeste asiático e vitima principalmente mulheres e crianças, que passam mais tempo em casa respirando a fumaça tóxica.

Outras 3,7 milhões de mortes foram causadas por poluição do ar exterior, provocada por emissões oriundas do transporte, fábricas e usinas a carvão. Neste caso, 90% dos óbitos ocorreram em países em desenvolvimento, como Índia e China.

O balanço fez uma discriminação de mortes atribuídas a doenças específicas, sublinhando que a grande maioria foi devido a doenças cardiovasculares (80%), seguida de complicações repiratórias (12%).

Fonte: Exame.com


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image