infraestrutura

“Esperamos muitos anos por esta obra, que vai melhorar nossa vida e nos orgulhar de morar em um lugar que apresente saneamento, iluminação e todas as condições necessárias para minha família e toda a comunidade nunca pensar em sair daqui”. A fala emocionada da comerciante Luciana Bezerra legitima a atuação da Prefeitura de Aracaju e coroa o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão no bairro Coqueiral, com obras estruturantes de mobilidade e saneamento.

Quem também comemora os investimentos é o autônomo Wesley Alexandre dos Santos, que reconhece a importância da obra e elogia o empenho da PMA. “Sofríamos muito aqui, principalmente em período de chuva. Eu tenho crianças em casa e muitas vezes tive que levá-las ao médico por conta de viroses e outras doenças provocadas pela poeira, pelo mau cheiro dos esgotos jogados nas ruas, no matagal e lixo que servia como esconderijo para ratos, baratas e outros insetos. Agora isso vai mudar. E espero que possamos viver com dignidade”, agradece o pai de família.

Os impactos positivos deste importante trabalho de urbanização também se refletem em aspectos sociais. Por ser uma área com visíveis problemas de infraestrutura, fenômeno acentuado nos governos passados, o obra significa o compromisso da administração municipal em elevar o desenvolvimento humano das regiões mais afastadas do Centro e das áreas residenciais tradicionais de Aracaju, mas que demandam por grandes e contínuos investimentos.

“Esta obra do Coqueiral, sem duvida, é desafiante, tanto do ponto de vista da engenharia, mas, sobretudo, pelo perfil socioeconômico do público beneficiado”, destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Luiz Durval Tavares. Ele avalia a obra como um dos grandes feitos da atual gestão. “Por se tratar de área distante e, por vezes, não freqüentada por parte dos aracajuanos, não se tem a dimensão do que significa esta obra para os moradores. Posso afiançar que vai marcar a história daquele povo, por isto os relatos emocionados da população”, garante Luiz Durval.

A autônoma Luzivânia da Silva, que mora há mais de 15 anos no Coqueiral, parabeniza a PMA. “O que estamos vendo agora sempre foi o desejo de todos nós aqui, que nunca fomos beneficiados com saneamento. Agora poderemos viver em ruas pavimentadas e ter prazer em morar em local bem organizado. Agora terei mais orgulho em convidar amigos para me visitar”, brinca Luzivânia.

A obra

Por conta dos equívocos no projeto executivo e elaborado ainda na gestão passada, foi necessário um estudo pormenorizado dos aspectos urbanos e sociais do local, para readequar o projeto de acordo com os problemas identificados. Além disso, o prefeito João Alves determinou ao secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, que dialogasse com outros entes públicos e concessionárias para entrar em acordo sobre um plano único de atuação que garantisse a celeridade na execução.

Orçada em mais de R$ 5,5 milhões, com recursos conveniados da PMA com o Governo Federal, a obra integra o saneamento integrado de mais de 15 ruas, com implantação de rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação e iluminação pública. A obra já começa a transformar a paisagem, iniciando um novo tempo para os moradores.

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image