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Cinco ao dia é um programa para lembrar você de comer no mínimo 5 porções de frutas ou hortaliças todos os dias. O ideal é consumir 400 gramas de vegetais e frutas diariamente, para facilitar o seu cálculo isso corresponde à quantidade que caiba na palma da sua mão.

Mas atenção! É preciso variar as cores dos alimentos: Laranja, Amarelo, Vermelho, Verde, Roxo e Branco. Os pigmentos significam diferentes tipos de vitaminas e minerais, fibras e fitoquímicos que garantem benefícios ao coração, circulação sanguínea, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, além de combater a obesidade.

Consumir 5 ou mais vegetais ao dia diminui o consumo de açúcares (carboidratos), gordura saturada e colesterol. Alimentos que estão diretamente associados à obesidade, as 5 porções devem ser divididas em 2 frutas e pelo menos 3 de verduras, legumes ou cereais.

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VERMELHO: acerola, goiaba, maçã, melancia e tomate.

LARANJA: abacaxi, abóbora, batata, caju, carambola, laranja, mamão, maracujá, manga e milho.

ROXO: ameixa, berinjela, jabuticaba, jambo e beterraba.

VERDE: abacate, acelga, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, quiabo e uva.

BRANCO: macaxeira, inhame, pêra, banana, pinha, couve-flor, cebola e graviola.

DICAS: colorindo o prato

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? Brinque com as cores, quanto mais colorida, mais saudável é a sua alimentação.

? Dê preferência para os alimentos da estação, eles são mais baratos, saborosos e mais ricos em nutrientes.

? Incremente suas refeições com frutas, legumes e verduras.

? Invista em frutas na sua salada, algumas verduras e legumes podem ser cozidos junto com arroz, como o brócolis. E na preparação da carne, acrescente batata, cenoura ou na farofa, eles conferem sabor as preparações, aumentam o teor de vitaminas e minerais, é mais variedade e sabor para o seu dia-a-dia.

? Sempre que possível consuma frutas, verduras e legumes crus ou com a casca (desde que higienizadas) eles fornecem menos calorias por porção e são mais ricos em fibras.

? Troque suas bebidas industrializadas como refrigerantes, sucos de caixinhas, por um suco da fruta. Invente novas receitas, com frutas e prepare combinações como abacaxi com hortelã, caju com manga, melancia com morango.

Quanto mais colorido o nosso prato, mais gostoso e mais nutritivo… então, Vamos Colorir?!

Até mais!

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

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