Vacinação Fotos Sergio Silva 2

Como demonstração de preocupação e compromisso com a saúde da população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã de sábado, 05, o Dia ?D’. Durante todo o dia, 29 postos de saúde da rede se mobilizam para a vacinação contra o HPV e o sarampo.

O objetivo é alertar para a importância da campanha contra as doenças e de chamar a atenção dos pais para a necessidade de levar suas crianças para receber a dose do medicamento. Diante da importância da ação, o prefeito João Alves filho fez questão de acompanhar de perto as atividades na Unidade de Saúde Sinhazinha, bairro Grageru.

O sarampo, doença que já se julgava erradicada, foi diagnosticado em algumas cidades do Nordeste recentemente. O objetivo da campanha é garantir que não haja surto por aqui. Por outro lado, a vacina contra o HPV serve como prevenção, principalmente, do câncer de colo do útero para garotas com idade entre 11 e 13 anos.

Para o prefeito João Alves, é importante que toda a população alvo da campanha compareça para a imunização. “A vacinação contra o HPV é uma campanha nacional, que acontece pela primeira vez e espero que a população atenda o chamado para que o resultado seja um sucesso,” reforça.

HPV

A vacina contra o HPV é nova e está sendo introduzida pelo Ministério da Saúde. Essa era uma reivindicação da população e dos profissionais da saúde, pois a dose da vacina na rede privada custa cerca de R$200. Por isso, o Ministério da Saúde deu um prazo de 30 dias para a introdução da vacina, depois disso ela passará a ser uma rotina.

“Em Aracaju, temos mais de 14 mil meninas com a faixa etária de 11 a 13 anos, e a meta é atingir 80% dessa população. Mas, em 25 dias atingimos 24% desse número, devido à greve dos profissionais de Enfermagem. Por isso, as unidades de saúde estarão funcionando no sábado,” afirma a secretária municipal de Saúde, Leane de Carvalho.

Luiz Carlos, supervisor de manutenção, levou sua filha para receber a vacina contra o HPV e afirma que “todos queremos ter nossos filhos com saúde, e se os pais tivessem consciência dessa necessidade, trariam suas crianças para que no futuros sejam adultos saudáveis.”

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image