pró mulher

?É muito importante ter um projeto que chega até a nossa comunidade para fazermos os exames e nos dá o resultado no mesmo dia?, revela a dona de casa, Sandra Santana, moradora do bairro Coqueiral. Sandra foi uma das mulheres atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Porto D?Anta, no último sábado, 13, onde aconteceu a quinta edição do programa Pró- Mulher… Pró-Família.

Com o objetivo de levar a prevenção do câncer de colo do útero à população, o Pró-Mulher já atendeu cerca de três mil mulheres dos bairros Soledade, Santa Maria, Santos Dumont, Bugio, Porto D?Anta e adjacências. Na oportunidade, são oferecidos exames preventivos de câncer de colo do útero, testes rápidos de HIV, glicemia, aferição da pressão arterial e outros.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo foi responsável pelo óbito de 265 mil mulheres no mundo em 2012. Em 2014 e 2015, é possível que sejam diagnosticados 15.590 mil novos casos da doença, de acordo com dados do O Instituto Nacional do Câncer (INCA). ?Infelizmente, já registramos cerca de 40 mulheres com o câncer de colo, durante as edições do Pró-Mulher em Aracaju?, revelou a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Maria Selma Mesquita.

Após detectar a existência do câncer, as mulheres são atendidas por médicos e encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha. ?O nosso objetivo é a prevenção do câncer de colo do útero. Estas mulheres são atendidas aqui, já saem com o resultado em mãos e, se houver a necessidade, fazem a transvaginal aqui mesmo. O tratamento também é iniciado aqui na Unidade de Saúde com o CAF (Cirurgia de Alta Freqüência). Depois elas são encaminhadas para o médico na Unidade do Sinhazinha? , afirma Selma Mesquita, destacando que a Semfas faz o acompanhamento da mulher durante todo o processo.

Segundo a senadora Maria do Carmo Alves, idealizadora do Pró-Mulher, o programa passará por todos os bairros de Aracaju. ?É extremamente gratificante ver que esse projeto vai chegar a todos os bairros da cidade. O que nós gostaríamos mesmo é que os postos de saúde do município atendessem todas essas mulheres. Lamentavelmente, isso não acontece. Então levamos esse que é um programa preventivo do câncer de colo de útero até as comunidades?, ressalta a senadora.

A sexta edição do Pró-Mulher acontece em fevereiro em local a ser definido pela Semfas. Além da realização de exames, o programa também leva informação à população, por meio de palestras sobre saúde da mulher, forma de prevenção de doenças e cuidados com o corpo.

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image