Dentro das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Sergipe, através do seu presidente e deputado Luciano Bispo (MDB), instalou na manhã dessa quinta-feira (8), no plenário da Casa, a Procuradoria Especial da Mulher, designando a deputada Goretti Reis (MDB) para a função e a deputada Ana Lúcia (PT) para o posto de procuradora adjunta.

Ao fazer o anúncioLuciano Bispo disse que a Procuradoria tem a finalidade de promover mais efetiva participação e a defesa dos direitos das mulheres. “Órgãos idênticos já existem e funcionam em outros Poderes Legislativos, inclusive no âmbito do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e de outras Assembleias”

Em seguida, o presidente disse que Procuradoria Especial desenvolverá discussões que visem à promoção da igualdade de gênero, e participará do planejamento e fiscalização de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, articulando-se com órgãos congêneres e com os órgãos de segurança, quando necessário.

“Temos tido conhecimento da escalada da violência contra a Mulher no País. Nossa sociedade não admite esse tipo de situação e a classe política também não admite. Todos nós temos o dever de repudiar firmemente qualquer tipo de violência, inclusive aquela praticada contra a Mulher justamente por sua condição de Mulher”, disse Luciano Bispo, desejando sorte na implantação e na condução.

A deputada Goretti Reis agradeceu a confiança do presidente pela indicação e disse que pretende empreender o melhor na Procuradoria e conta com o apoio dos demais colegas de parlamento. “A proposta é de fazer a interlocução com os órgãos e demais poderes para que a gente, efetivamente, consiga melhorar as políticas públicas de atendimento à mulher. Isso é muito importante para a gente poder fiscalizar, acompanhar e até modificar alguma legislação para que a gente possa avançar”.

“Fico muito feliz e conto com a parceria da deputada estadual Ana Lúcia. Não tenho dúvidas que a deputada Maria Mendonça (PP) também se somará nesta luta, que tem sido uma grande parceira na Frente Parlamentar, como também o deputado Georgeo Passos (PTC), para que a gente continue buscando melhorar as ações e atividades de atenção à mulher”, completou a Procuradora Especial, Goretti Reis.

Por sua vez, a deputada estadual Ana Lúcia falou do desafio de atuar como Procuradora Adjunta e da iniciativa da Alese de instalar a Procuradoria. “É muito importante, a Bahia já a tem há alguns anos porque prioriza os projetos de lei que favorecem a promoção e proteção da mulher, num quadro de muita violência doméstica contra a mulher, principalmente as mais jovens e negras. Vamos intensificar mais as políticas públicas e vamos tornar a Alese ainda mais atuante com relação a esta bandeira da liberdade, da autonomia e da emancipação feminina”.

Foto: Jadílson Simões

Fonte: Agência de Notícias Alese


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image