Apoiar as bibliotecas a se posicionarem como espaços vitais para o desenvolvimento de comunidades. Essa é a proposta do programa Conecta Biblioteca, que na manhã dessa terça-feira, 17, teve seu pontapé inicial na Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis – CASE, unidade pertencente à Fundação Renascer.

Na ocasião, o secretário de estado da Cultura, João Augusto Gama, acompanhado da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe e diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Juciene Maria, e do coordenador do projeto Conecta em Aracaju, Gilvan Filho, foram recebidos pela direção da Fundação para apresentação da fase inicial do programa que se ancora em três pilares: sustentabilidade, fortalecimento das habilidades profissionais e aumento do número de usuários de bibliotecas.

“Essa ação nos deixa bastante felizes e motivados. Poder oferecer uma programação visando oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens é gratificante. A Secult está sintonizada com as políticas públicas para o setor, uma vez que o Programa Conecta Biblioteca é orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”, explica o secretário João Augusto Gama.

Seguindo a lei federal e estadual sobre reutilização do lixo eletrônico (Lei nº 13.576, de 06 de julho de 2009), em uma primeira etapa os jovens do CASE, local onde serão realizados os cursos inicialmente, receberão uma capacitação profissional para montagem e conserto de computadores doados por entidades públicas e privadas.

O curso será realizado no CASE da Fundação Renascer com duração de três meses. “Eles terão aulas de letramento, rodas de leitura, aula de meio ambiente, ética e cidadania, tudo voltado dentro da questão da sustentabilidade”, explica Gilvan. “Esse curso visa à capacitação dos jovens, bem como o melhor aproveitamento de materiais que podem ser reutilizados, pois à medida que os computadores forem sendo consertados, servirão para a criação dos centros digitais”, completa.

O primeiro Centro Digital será o da unidade do CASE e com o avançar do projeto os outros computadores serão encaminhados para outras unidades e também doados para as bibliotecas. Ainda dentro dessa proposta, uma oficina de horta orgânica será realizada na unidade, para manter a articulação da consciência ecológica. “A Biblioteca Pública Epifânio Dória vem promovendo ações em sintonia com o Conecta desde 2015, realizando pesquisa nas comunidades locais, melhorando seus serviços e preparando cidadãos para o trabalho através de cursos e oficinas de capacitação em diversas áreas”, reforça a diretora da Biblioteca Juciene Maria.

Fonte: Assessoria de Imprensa